Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6619
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tiras em quadrinhos na compreensão leitora de alunos da rede pública à luz da Linguística Cognitiva: o caso da Prova Caxias
Título(s) alternativo(s): Comic strips in the public students'reading comprehension in the light of cognitive linguistics: the case of Prova Caxias
Autor: Souza, Fabiana Silva de 
Primeiro orientador: Saliés, Tânia Mara Gastão
Primeiro membro da banca: Bernardo, Sandra Pereira
Segundo membro da banca: Nascimento, Mauro Jose Rocha do
Resumo: Pesquisas sobre a situação de leitura dos nossos alunos apontam que a maioria não tem proficiência leitora. O problema ganha amplitude quando resultados de avaliações externas elaboradas pelo governo federal são divulgados, dentre eles os da Prova Brasil. Essas avaliações da Educação Básica têm provocado muitas discussões em vários níveis, visto que promovem um retorno de ordem quantitativa, porque controlam o percentual de acertos das questões. Um destes níveis é o organizacional, já que tais avaliações apontam para os possíveis problemas do fazer pedagógico. Esse quadro aliado aos resultados insatisfatórios do município de Duque de Caxias na Prova Brasil motivou a elaboração do Projeto Con-seguir e da Prova Caxias, com o intuito de diagnosticar tais problemas. Este estudo debruça-se sobre a compreensão leitora, tratando especificamente da compreensão leitora dos alunos da rede municipal de educação da Prefeitura de Duque de Caxias em questões que possuem tiras em quadrinhos. Analisamos as questões com tiras na Prova Caxias à luz da Linguística Cognitiva assim como o desempenho dos alunos da rede nessas questões. De caráter eminentemente qualitativo, a análise tem como unidades de análise os conceitos de mescla e de modelos cognitivos idealizados, acompanhada por parâmetros quantitativos relacionados ao desempenho dos alunos na Prova Caxias. Além da análise de questões e quantificação dos resultados da prova em tela, recorremos também à aplicação de questionário investigativo a sete professores da rede, todos da educação básica do município. O propósito foi analisar suas práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem de leitura, tratando especificamente do gênero história em quadrinhos. Suas respostas foram analisadas por meio do conceito de categorização por prototipicidade. A análise realizada revela que os principais problemas na compreensão leitora advêm do processamento metafórico (LAKOFF ; JOHNSON, 2002) e da construção de mesclas (FAUCONNIER ; TURNER, 2002) exigidos por esse gênero. Dentre as contribuições do estudo, destacamos o conhecimento construído sobre o processo de construção de sentido em questões de histórias em quadrinhos pelos alunos de Duque de Caxias e a análise crítica sobre das práticas de leitura no ambiente escolar deste mesmo contexto
Abstract: Research on reading proficiency signals that most students at the 8th grade level are not proficient readers. The problem becomes clearer upon close examination of results from national reading proficiency examinations prepared by the federal government, among them the Prova Brasil. These Basic Education assessments have caused many discussions at various levels. First of all, because they promote a quantitative feedback that controls the percentage of correct answers. Second, because the results point to potential pedagogical problems that need to be addressed. This scenario, together with unsatisfactory results of the Duque de Caxias school district in the Prova Brasil, motivated the elaboration of the Projeto Con-Seguir and also of a local assessment, Prova Caxias, in order to diagnose the problems of the school district that might be responsible for such results. Motivated by such scenario, this study focuses on the reading comprehension of students from Duque de Caxias; it specifically deals with questions that use comic strips in the Prova Caxias. The questions and the performance of the Duque de Caxias School District were qualitatively analyzed in the light of Cognitive Linguistics. To do so, we drew on concepts such as Conceptual Blending and Idealized Cognitive Models. We also drew on quantitative parameters to reflect about students performance in the Prova Caxias. In addition, we applied a questionnaire to seven school teachers who work at the Basic Level, in the Duque de Caxias School District. The purpose was to get to know their teaching practices in the teaching and learning of reading. Specifically, we wanted to know how they use (if so) comic strips. To analyze their interviews we used the concept of categorization by prototypicality. The analysis of the studnets performance revealed that metaphorical processing (Lakoff ; Johnson, 2002) and the construction of conceptual blending (FAUCONNIER ; TURNER, 2002) required by comic strips might be the roots of reading difficulties by these students. Among the contributions of this study, we highlight the knowledge constructed about how participant students make meaning when reading comic strips and about reading practices in general in the same context
Palavras-chave: Reading comprehension
Comic Strips
Prova Caxias
Cognitive Linguistics
Gramática cognitiva
Compreensão na leitura
Leitura Estudo e ensino
História em quadrinhos na educação
Escolas públicas Duque de Caxias (RJ)
Compreensão leitora
Tirinhas
Prova Caxias
Linguística Cognitiva
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SOUZA, Fabiana Silva de. Tiras em quadrinhos na compreensão leitora de alunos da rede pública à luz da Linguística Cognitiva: o caso da Prova Caxias. 2013. 151 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6619
Data de defesa: 25-Abr-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fabiana Silva Souza_dissertacao.pdf4,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.