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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6643
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O gênero game: possibilidades criativas de leitura |
Título(s) alternativo(s): | The genre game: creative possibilities of reading |
Autor: | Dias, Camila Mourão |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Segundo membro da banca: | Trouche, Lygia Maria Gonçalves |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo geral defender o ato de jogar como processo de leitura, concebida como construção de sentido(s), da qual o jogador participa como coautor. Para realização dessa tarefa, sugerimos uma descrição do game como gênero discursivo hipermodal. Teorias da área do estudo de games foram articuladas a teorias da área de Letras, a fim de respaldar com coerência teórica os objetivos aqui pretendidos. O corpus a ser estudado compõe-se de uma transcrição de uma jogada completa do game Heavy Rain e de gravações de cenas fílmicas e controláveis do mesmo jogo. Nesta pesquisa, defendemos a atividade lúdica como um processo de leitura bastante enriquecedor, que exige do jogador uma postura ativa, na qual ele precisa concretizar habilidades diversas para dar conta de construir sentidos a partir da multiplicidade semiótica do game |
Abstract: | This research aims to defend the general act of play as the reading process, conceived as the construction of meaning(s) from which the player participates as co-author. To perform this task, we suggest a description of the game as a speech genre hipermodal. Theories of the study area games have been articulated to the area of Humanities in order to endorse theoretical coherence with the objectives pursued here. The corpus to be studied consists of a transcript of a play full game Heavy Rain and records of film scenes and controllable same game. In this research, we advocate a ludic activity as a reading process very enlightening, which requires an active player, in which he must fulfill different skills to realize construct meaning from the multitude of semiotic game |
Palavras-chave: | Genre Hypertext Multimodality Reading Jogos eletrônicos Videogames Multimídia interativa Sistemas de hipertexto Semiótica Game Gênero Hipermodalidade Leitura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | DIAS, Camila Mourão. O gênero game: possibilidades criativas de leitura. 2013. 213 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6643 |
Data de defesa: | 27-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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