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Tipo do documento: Dissertação
Título: O gênero game: possibilidades criativas de leitura
Título(s) alternativo(s): The genre game: creative possibilities of reading
Autor: Dias, Camila Mourão 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Segundo membro da banca: Trouche, Lygia Maria Gonçalves
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral defender o ato de jogar como processo de leitura, concebida como construção de sentido(s), da qual o jogador participa como coautor. Para realização dessa tarefa, sugerimos uma descrição do game como gênero discursivo hipermodal. Teorias da área do estudo de games foram articuladas a teorias da área de Letras, a fim de respaldar com coerência teórica os objetivos aqui pretendidos. O corpus a ser estudado compõe-se de uma transcrição de uma jogada completa do game Heavy Rain e de gravações de cenas fílmicas e controláveis do mesmo jogo. Nesta pesquisa, defendemos a atividade lúdica como um processo de leitura bastante enriquecedor, que exige do jogador uma postura ativa, na qual ele precisa concretizar habilidades diversas para dar conta de construir sentidos a partir da multiplicidade semiótica do game
Abstract: This research aims to defend the general act of play as the reading process, conceived as the construction of meaning(s) from which the player participates as co-author. To perform this task, we suggest a description of the game as a speech genre hipermodal. Theories of the study area games have been articulated to the area of Humanities in order to endorse theoretical coherence with the objectives pursued here. The corpus to be studied consists of a transcript of a play full game Heavy Rain and records of film scenes and controllable same game. In this research, we advocate a ludic activity as a reading process very enlightening, which requires an active player, in which he must fulfill different skills to realize construct meaning from the multitude of semiotic game
Palavras-chave: Genre
Hypertext
Multimodality
Reading
Jogos eletrônicos
Videogames
Multimídia interativa
Sistemas de hipertexto
Semiótica
Game
Gênero
Hipermodalidade
Leitura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: DIAS, Camila Mourão. O gênero game: possibilidades criativas de leitura. 2013. 213 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6643
Data de defesa: 27-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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