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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6645
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O modo fantástico em Mário de Sá-Carneiro |
Título(s) alternativo(s): | The fantastic in Mário de Sá-Carneiro |
Autor: | Soares, Bruno da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Melo, Flavio Garcia Queiroz de |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Júlio César França |
Segundo membro da banca: | Braem, Eloisa Porto Corrêa Allevato |
Resumo: | O presente trabalho discute como os conceitos do Fantástico se desenvolvem na obra em prosa do escritor modernista português Mário de Sá-Carneiro, comparando duas perspectivas teóricas distintivas sobre o tema. Uma dessas possibilidades implica perceber o Fantástico como um gênero literário numa perspectiva histórica , admitindo-o de forma mais restrita e restritiva; outra, como um modo discursivo numa perspectiva a-histórica , de caráter mais abrangente e acolhedor. A partir desses diferentes pressupostos, objetiva-se, estudando um conjunto de quatro narrativas curtas do autor ( Loucura e Incesto , do livro Princípio, e A grande sombra e A estranha morte do Professor Antena , de Céu de fogo), averiguar a forma como Sá-Carneiro, valendo-se do recurso às estratégias de construção narrativa do Fantástico, além de poeta, torna-se um ícone da prosa portuguesa na viragem do século XIX para o XX, estabelecendo um referencial para a Literatura Fantástica em Portugal. Para realizar este estudo, foram utilizados conceitos teóricos de Tzvetan Todorov, Filipe Furtado, Irène Bessière e, tangencialmente, de outros variados estudiosos do Fantástico da contemporaneidade |
Abstract: | This paper discusses how the concepts of Fantastic develop the prose work of the Portuguese modernist writer Mário de Sá-Carneiro, comparing two distinctive theoretical perspectives on the topic. One such possibility involves realizing Fantastic as a literary genre - a historical perspective - assuming the more restricted and restrictive; another, as a discursive mode - non-historical perspective - has a more comprehensive and welcoming. From these different assumptions, the objective of studying a set of four short stories from the author ("Loucura" and "Incesto" from the book Princípio and "A grande sombra" and "A estranha morte do Professor Antenna" from Céu em fogo, determine how Sá-Carneiro, using resource strategies of narrative construction of the Fantastic, and poet, becomes an icon of Portuguese prose becomes an icon of Portuguese prose at the turn of the nineteenth to the twentieth, establishing a benchmark for the Fantastic Literature in Portugal. To conduct this study, it was used theoretical concepts of Tzvetan Todorov, Filipe Furtado, Irène Bessière and tangentially, other assorted scholars from the Fantastic contemporaneity |
Palavras-chave: | Fantastic Unusual Discursive mode Mário de Sá-Carneiro Fantástico Insólito Modo discursivo Sá-Carneiro, Mário de, 1890-1916 Crítica e interpretação Literatura fantástica portuguesa História e crítica O fantástico na literatura Análise do discurso literário |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SOARES, Bruno da Silva. O modo fantástico em Mário de Sá-Carneiro. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6645 |
Data de defesa: | 27-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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