Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6646
Tipo do documento: Dissertação
Título: Emprego do indicativo e do subjuntivo em redações do ensino médio
Título(s) alternativo(s): The use of indicative and subjunctive moods in secondary school
Autor: Castro, Rosangela Abrahão de
Primeiro orientador: Oliveira, Helênio Fonseca de
Primeiro membro da banca: Henriques, Claudio Cezar
Segundo membro da banca: Monnerat, Rosane Santos Mauro
Resumo: O estudo desenvolvido neste trabalho centraliza-se no EMPREGO DE MODOS E TEMPOS VERBAIS em textos escritos na variedade padrão. Propõe-se, após análise de redações argumentativas de alunos das fases finais do Ensino Médio e verificação de frases malformadas nesses textos, a sistematizar o EMPREGO DOS MODOS VERBAIS, e a CONCORDÂNCIA DE TEMPOS, como forma de construção frástica, por meio da explicitação de regras semântico-sintáticas que orientam tal emprego. É finalidade desta dissertação, ainda, apontar o emprego do Indicativo e do Subjuntivo, bem como o da consecutio temporum, como um relevante conteúdo gramatical para o desenvolvimento da competência discursiva em redações argumentativas, em concordância com o que se espera dos estudantes nessa fase terminal do Ensino. Nesse sentido, ao final do trabalho, sugerem-se atividades didáticas como subsídio para ajudar o professor a evitar erros dessa natureza no desempenho escrito de seus alunos.
Abstract: The present study focuses on the USE OF VERBAL MOODS AND TENSES in pattern written texts. Its proposal is, after the analysis of argumentative essays written by students on the last grades of High School (Ensino Médio) and the examination of wrongly constructed phrases in those texts, to systematize and orientate THE USE OF VERBAL MOODS AND THE AGREEMENT OF TENSES as a way of constructing phrases, making semantic-synthetic rules explicit. Its also an aim of this dissertation to point out the use of the Indicative and of the Subjunctive, as well as that of the consecutio temporum, as a relevant grammatical topic for the development of essay writing competence in argumentative essays, in accordance with what is expected from students at this final stage of Schooling. In order to achieve these aims, at the end of this study, didactic activities are proposed so as to help the teacher to avoid mistakes of that kind in his students written performance.
Palavras-chave: Verbal moods
Indicative
Subjunctive
Argumentative essays
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Línguística
Língua portuguesa - Tempo verbal
Língua portuguesa
Modos verbais
Indicativo
Subjuntivo
Redação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CASTRO, Rosangela Abrahão de. Emprego do indicativo e do subjuntivo em redações do ensino médio. 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6646
Data de defesa: 23-Mar-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RosangeladeCastro.pdf672,33 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.