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Tipo do documento: Dissertação
Título: A transitividade nos textos de autoajuda para mulheres
Título(s) alternativo(s): Transitivity in self-help texts for women.
Autor: Pires, Elisa Tavares 
Primeiro orientador: Dutra, Vania Lúcia Rodrigues
Primeiro membro da banca: Schlee, Magda Bahia
Segundo membro da banca: Ribeiro, Patricia Ferreira Neves
Resumo: A motivação inicial deste trabalho foi o interesse pelo desenvolvimento de estratégias argumentativas mais eficazes de ensino de produção textual na escola básica, no âmbito dos gêneros organizados segundo modo argumentativo. Além disso, motivou-nos também a percepção de que um grande número de alunas leem, hoje, crônicas voltadas para o público feminino, tendo seu discurso altamente influenciado pelo conteúdo ideológico-comportamental por elas veiculado o que acaba se refletindo nos textos que escrevem nas aulas de redação. Esse fato chamou nossa atenção, o que nos levou a perceber, também, a vendagem em massa de livros de autoajuda para mulheres. Percebemos que, ao examinarmos as escolhas linguísticas de um discurso de autoajuda, poderíamos trazer à tona algumas crenças e alguns valores, subjacentes à mensagem relativa à experiência de ser mulher e invisíveis para quem aceita esse tipo de discurso como algo natural. Analisaremos então - tendo como suporte teórico a Linguística Sistêmico-Funcional proposta por Halliday, no escopo da transitividade cinco crônicas voltada para o público feminino, com características dos discursos de autoajuda, em cujos textos se vê um grande quantitativo de estratégias argumentativas (algumas clichês) para o convencimento do leitor, estratégias essas apoiadas nas escolhas linguísticas de seus autores, cujo objetivo claro é a produção de determinados sentidos
Abstract: The initial motivation of this work was the interest by the development of the most efficient text productions strategies on elementary and high school. Furthermore prompted us, that a large number of female students read crhonichals directed to women audience, having their speech heavily influenced by behavioral- ideological content conveyed by them which is reflected in the texts they write in writing production classes. We realized that when we examine the grammatical choices of a self-help text could bring out some beliefs and some values that belongs to the message, and would say invisible to those who accept this type of speech as something natural. Thinking this way, we form our corpus from five chronics for the female audience, because we believe that this specimen contained a lot of characteristics that also appeared in texts belonging to what we call self-help and we will analyze them supported by Systemic Functional Linguistics proposed by Halliday. Our goal is therefore to characterize self-help women's texts chronics as argumentative structure very similar to argumentative structure of the proverbs, establishing the necessary links between the use of clichés phrases and their persuasive objectives facing to women in general and evaluate the argumentative strategies used by the authors of self-help books as exemplars for the production of argumentative texts in school. With this, we hope we contributed to form critical readers able to realize the common sense and the cliché in argumentative texts such as texts of self-help books and to form producers of argumentative clear objectives and effective texts in view of the communicative goal of its author
Palavras-chave: Argumentative structure
Systemic Functional Linguistics
Self-help
Língua portuguesa - Português escrito Estudo e ensino
Língua portuguesa - Análise do discurso
Funcionalismo (Linguística)
Técnicas de autoajuda
Sociolinguística
Argumentação
LSF
Autoajuda
Transitividade
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PIRES, Elisa Tavares. A transitividade nos textos de autoajuda para mulheres. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6648
Data de defesa: 29-Abr-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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