Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6654
Tipo do documento: Dissertação
Título: A produção do texto argumentativo na sala de aula: aspectos ligados à informatividade
Título(s) alternativo(s): The production of argumentative text in the classroom: aspects of informativeness
Autor: Raick, Valéria Cristina Andrade
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Cassano, Maria da Graça
Resumo: A presente pesquisa pretende mostrar os desafios que os professores em geral e, em especial, por conta da proposta desta dissertação, os professores do Ensino Fundamental II enfrentam para que seus alunos sejam produtores proficientes de textos orais e escritos. Com base na concepção dos fatores de textualidade desenvolvidos por Beaugrand e Dressler (2002), sustentamos a hipótese de que o texto argumentativo, produzido na escola em condições tradicionais de ensino, sofre de baixo grau de informatividade, entre outros motivos, principalmente por carecerem de um projeto de ensino desta disciplina. A grande questão que se apresenta é como atingir esse propósito. Em geral, redação escolar não é considerada pelas direções, equipes pedagógicas e, algumas vezes, pelos próprios professores como uma disciplina que possa ser ensinada, pois acreditam que o conhecimento gramatical da língua materna e a leitura de textos literários e não literários constituam instrumentos suficientes para que o aluno por si só seja capaz de produzir bons textos. O objetivo maior desta dissertação é refletir acerca dos aspectos relacionados à informatividade nos textos argumentativos produzidos por alunos do nono ano do EF II de uma escola particular do Município do Rio de Janeiro, pertencentes à classe média alta. O corpus da presente pesquisa é constituído de quinze redações com seguintes condições de produção: sete delas foram produzidas com a motivação de um texto apresentado pelo professor, e oito com apenas a apresentação do tema escolhido, também, pelo professor. A partir da análise do corpus e confirmando a hipótese de que é possível e necessário ensinar o aluno a produzir textos, sugere-se uma sequência didática que dá conta do passo a passo pertinente ao aprimoramento da progressão das ideias do tipo textual referido
Abstract: This research aims to show the challenges that teachers in general and in particular on account of the purpose of this dissertation, the elementary school teachers face II for their students to be proficient producers of oral and written texts. Based on the conception of textuality factors developed by Beaugrand and Dressler, sustain the hypothesis that the argumentative text, produced in traditional school in terms of education suffers from low degree of informativeness, among other reasons, mainly because they lack a project teaching this subject. The big question that arises is how to achieve this purpose. In general, school essay is not regarded by the directions, and pedagogical teams, sometimes by teachers themselves as a discipline that can be taught. Because they believe the grammatical knowledge of language and reading literary and non-literary texts are sufficient tools for the student alone is capable of producing good texts. The main objective of this thesis is to study aspects related to informativeness argumentative and expository texts produced by ninth graders EF II from a private school in the city of Rio de Janeiro, belonging to the upper middle class. The corpus of this study consists of fifteen essays with production following conditions: seven were produced with the motivation of a text presented by the teacher, and eight with only the presentation of a chosen topic, too, by the teacher. From the analysis of the corpus and confirming the idea that possible and necessary to teach students to produce texts, we suggest a teaching sequence that reflects the walkthrough relevant to the improvement of the progression of ideas of the text types listed
Palavras-chave: Reading
Argumentative Text
Informativeness
Instructional Sequence
Teaching
Leitura
Texto Argumentativo
Informatividade
Sequência Didática
Ensino
Leitura (Ensino fundamental)
Língua portuguesa Redação
Leitura Estudo e ensino
Língua portuguesa Estudo e ensino
Escrita Métodos de ensino
Língua portuguesa Composição exercícios
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: RAICK, Valéria Cristina Andrade. A produção do texto argumentativo na sala de aula: aspectos ligados à informatividade. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6654
Data de defesa: 30-Set-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Valeria Raick_dissertacao.pdf5,98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.