Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6657
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Histórias de vida dos alunos da EJA: uma análise do funcionamento dos verbos no gênero autobiográfico |
Título(s) alternativo(s): | Life histories of students EJA: an analysis of how the verbs in the autobiographical genre |
Autor: | Bandeira, Domingas Alves ![]() |
Primeiro orientador: | Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Lima, Norma Sueli Rosa |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo reconhecer os mecanismos verbais utilizados por alunos da EJA no IFMA de Imperatriz MA, inicialmente excluídos da escola formal, presentes nas produções do gênero de texto narrativo relatos da experiência de vida (fragmentos de vida) da ordem do relatar. Os procedimentos adotados basearam-se nas pesquisas de campo e documental, com enfoque quanti-qualitativo, a partir de textos produzidos por alunos do 2º ano do Ensino Médio de Jovens e Adultos, do turno noturno. Analisaram-se os textos, levando em conta a estruturação das sequências tipológicas do gênero narrativo na ordem do relatar e do ponto de vista do funcionamento dos constituintes verbais pertencente ao texto. Os resultados apontam para uma necessidade do ensino da escrita relacionado à variedade de gêneros textuais/discursivos escritos, para que possam usar adequadamente, os verbos pertinentes às diferentes situações de comunicação |
Abstract: | This study aims to recognize the verbal mechanisms used by students in the EJA IFMA Empress - MA initially excluded from formal, present school productions in the genre of narrative text - stories of life experience (fragments of life) in order to report. The procedures were based on field research and documentary, with quantitative and qualitative approach, based on texts produced by students of and 2º year of Secondary Education for Youth and Adults, the night shift. We analyzed the texts, taking into account the structure of typological sequences of narrative genre in order to report and from the point of view of the functioning of the verbal constituents belonging to the text. The results point to a need for education associated to the variety of textual / discursive genres written so that they can properly use the verbs which are relevants to differents communication situations |
Palavras-chave: | Education for youth and adults Life stories Production of texts Use verbs Relatos de vida Produção de textos Uso dos verbos Língua portuguesa Estudo e ensino (Ensino médio) Língua portuguesa Verbos - Estudo e ensino (Ensino médio) Língua portuguesa - Português escrito Estudantes Narrativas pessoais Educação de jovens e adultos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | BANDEIRA, Domingas Alves. Histórias de vida dos alunos da EJA: uma análise do funcionamento dos verbos no gênero autobiográfico. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6657 |
Data de defesa: | 27-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Domingas Alves Bandeira.pdf | 608,16 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.