Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6666
Tipo do documento: Dissertação
Título: Divining for meaning and searching for a female literary identity in Alice Munro s Lives of girls and women and Margaret Laurence s The diviners
Título(s) alternativo(s): Divining for meaning and searching for a female literary identity in Alice Munro s Lives of Girls and Women and Margaret Laurence s The Diviners
Autor: Sardenberg, Ana Luiza 
Primeiro orientador: Guedes, Peonia Viana
Primeiro membro da banca: Harris, Leila Assumpção
Segundo membro da banca: Oliveira, Luiz Manoel da Silva
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo investigar como Alice Munro e Margaret Laurence se apropriam de gêneros canônicos, especificamente do Bildungsroman e do Künstlerroman, para subvertê-los e representar versões diferentes do sujeito feminino através de romances de cunho autobiográfico escritos por mulheres. A investigação é focada em dois romances: Lives of Girls and Women (1971), escrito por Alice Munro, e The Diviners (1974), escrito por Margaret Laurence. No romance de Alice Munro, as estratégias de apagamento das fronteiras entre gêneros, a ideia de que perspectivas de realidade mudam de acordo com a experiência e a memória de cada indivíduo, como também a ênfase no desenvolvimento da protagonista enquanto pessoa e escritora, são assuntos amplamente discutidos. No romance de Margaret Laurence, a ênfase no aspecto subjetivo da memória, a desconstrução de estereótipos de gênero e a renegociação da representação do sujeito feminino para o alcance de uma identidade feminina autônoma na vida e na arte são os principais assuntos investigados. Em vista disso, esta dissertação visa mostrar como a representação da identidade feminina é redefinida por duas escritoras canadenses que se apropriaram de discursos dominantes para subvertê-los e, então, reescreverem suas histórias
Abstract: This dissertation aims at investigating how Alice Munro and Margaret Laurence appropriate canonical genres, specifically the Bildungsroman and the Künstlerroman, to subvert them and represent different versions of the female subject through autobiographical novels written by women. The investigation focuses on two novels: Lives of Girls and Women (1971), by Alice Munro, and The Diviners (1974), by Margaret Laurence. In Alice Munro s novel, the strategies of the blurring of genres, the idea that reality perspectives change according to the experience and memory of each individual, as well as an emphasis on the development of the protagonist as an individual and as a writer are matters amply discussed. In Margaret Laurence s novel, the emphasis on the subjective aspect of memory, the deconstruction of gender stereotypes and the renegotiation of the representation of the female subject to the achievement of an autonomous female identity in life and art are the main issues debated. This dissertation intends to show how the representation of the female identity is redefined by two Canadian writers who appropriated dominant discourses in order to subvert them and then, rewrite their histories
Palavras-chave: Memory and identity
Appropriation and rewriting
Memória e identidade
Apropriação e reescritura
Bildungsroman
Künstlerroman
Laurence, Margaret Crítica e interpretação
Munro, Alice, 1931- - Crítica e interpretação
Laurence, Margaret. The diviners
Munro, Alice, 1931-. Lives of girls and women
Ficção autobiográfica canadense
Memória na literatura
Identidade de gênero na literatura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SARDENBERG, Ana Luiza. Divining for meaning and searching for a female literary identity in Alice Munro s Lives of girls and women and Margaret Laurence s The diviners. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6666
Data de defesa: 24-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Luiza Sardenberg_dissertacao.pdf374,74 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.