Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6670
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo de crenças e preconceito linguístico em alunos do sexto ano de uma escola do município de Paracambi (RJ)
Título(s) alternativo(s): Study beliefs and linguistic bias sixth graders from a school in the municipality of Paracambi (RJ)
Autor: Torres, Fernanda Soares da Silva 
Primeiro orientador: Lima, Ricardo Joseh
Primeiro membro da banca: Cyranka, Lúcia Furtado de Mendonça
Segundo membro da banca: Vieira, Silvia Rodrigues
Resumo: A necessidade de basear as aulas de Língua Portuguesa na gramática normativa é muito defendida no ambiente escolar. As universidades, por outro lado, aceitam a ideia de que os princípios da Sociolinguística laboviana devem ser introduzidos na educação básica. Dessa maneira, há uma lacuna entre o que se aprende na teoria pedagógica e o que, de fato, ocorre em sala de aula. Buscando encurtar a distância existente entre a teoria linguística e a prática pedagógica, esta pesquisa teve como objetivo apresentar um roteiro de atividades que se relacionam à reflexão por parte dos alunos no que tange a suas crenças linguísticas, principalmente as que apresentam uma vertente preconceituosa. Para isso, foi aplicado um teste de crenças linguísticas com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública, localizada no município de Paracambi, RJ. Depois foram ministradas quatro aulas a fim de demonstrar aos alunos que a norma popular apresenta uma regularidade, portanto, não é linguisticamente inferior à norma de prestígio. Para finalizar, o mesmo teste de crenças linguísticas foi aplicado nos mesmos alunos. Essa pesquisa, baseada em Cyranka (2007), verificou a viabilidade de um trabalho com a Sociolinguística na escola, procurando avaliar a capacidade de os alunos refletirem sociolinguisticamente
Abstract: The need to base classes in Portuguese language normative grammar is much advocated in the school environment. The universities, on the other hand, accept the idea that principles of Labovian Sociolinguistics be introduced into the basic education. Thus, there is a gap between what is learned in pedagogical theory and what actually occurs in the classroom. Seeking to shorten the gap between linguistic theory and pedagogical practice, this research aimed to present a roadmap of activities that relate to reflection by students with respect to their language beliefs, especially those with a bias prejudiced. For this, we applied a test of linguistic beliefs with sixth graders of elementary education at a public school located in the municipality of Paracambi, RJ. Four classes were taught to show students that non-standard Brazilian Portuguese presents a regularity, therefore, is not linguistically inferior to the prestige norm. Finally, the same test was applied non-standard Brazilian Portuguese in the same students. This research, based on Cyranka (2007), examined the feasibility of a with the Sociolinguistics in school, attempting to assess the ability of students to think sociolinguistically
Palavras-chave: Linguistic Prejudice
Test of language beliefs
Sociolinguistics
Popular standard
School
Preconceito linguístico
Teste de crenças linguísticas
Sociolinguística
Norma popular
Escola
Linguagem e educação
Língua portuguesa Gramática
Língua portuguesa Estudo e ensino Paracambi (RJ)
Linguagem e línguas
Preconceitos
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: TORRES, Fernanda Soares da Silva. Estudo de crenças e preconceito linguístico em alunos do sexto ano de uma escola do município de Paracambi (RJ). 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6670
Data de defesa: 21-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fernanda Soares da Silva Torres_dissertacao.pdf453,69 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.