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Tipo do documento: Dissertação
Título: A metalinguagem na construção da narrativa em São Bernardo e Vidas secas: uma reflexão estética e ideológica
Título(s) alternativo(s): The metalanguage in the construction of the narrative in São Bernardo and Vidas secas: an aesthetic and ideological reflection
Autor: Sousa, Izaura Vieira Mariano de 
Primeiro orientador: Soares, Marcus Vinicius Nogueira
Primeiro membro da banca: Portolomeos, Andréa
Segundo membro da banca: Rocha, Fátima Cristina Dias
Resumo: O período de transição da década de 20 para a de 30 dentro do Modernismo brasileiro é muito estudado por críticos. Por um lado, defende-se a ideia de que ambas as décadas pertencem a um mesmo movimento, mas com perspectivas diferentes. Por outro, cogita-se que os dois momentos constituem movimentos literários distintos. Para João Luiz Lafetá, a geração de 20 e a de 30 fazem parte de um mesmo movimento, contudo, há uma distinção entre elas: a década de 20 caracterizou-se por uma ênfase em um projeto estético , em que predomina o trabalho com a língua e a sua forma, e a geração de 30, por uma proeminência de um projeto ideológico , que priorizou a discussão social. Luís Bueno defende a ideia de que a literatura produzida nos dois decênios se comportou de forma muito divergente e que as duas décadas não são parte de um mesmo momento literário, ainda que se reconheça o valor da geração de 20 para a subsequente. Nesse trabalho, veremos como na obra de Graciliano Ramos esses dois projetos que Lafetá propõe são indissociáveis, sobretudo pelo trabalho do autor com a metalinguagem, entendida como um processo presente em todos os atos da consciência, como defende Harald Weinrich. Observar-se-á em São Bernardo e Vidas secas como a reflexão metalinguística por meio dos narradores e personagens evidencia o trabalho com a língua estética e ideologicamente
Abstract: The transition from the 20 s to the 30 s in the Brazilian Modernism is much studied by critics. On one hand, it is defended the idea that both decades belong to the same movement, with different perspectives. On the other hand, it is thought that the two decades are distinct literary movements. To João Luiz Lafetá, the generation of the 20 s and the 30 s are part of the same movement, however, there is a distinction between them: the generation of the 20 s was characterized by an emphasis on an "aesthetic project" in which the work with language and its form predominated, and the generation of the 30 s, by a prominence of an "ideological project" which prioritized a social discussion. Luís Bueno supports the idea that the literature produced in these two decades behaved in very different ways, and that they are not part of the same literary moment, despite of his recognition on the value of the generation of the 20 s to the subsequent one. In this work, it will be seen how in Graciliano Ramos opus these two projects that Lafetá proposes are inseparable, especially if it is considered the author s work with metalanguage, understood as a process present in all acts of consciousness, as Harald Weinrich defends. It will be observed in São Bernardo and Vidas secas how the the narrators and characters metalinguistic reflection show the work with language, aesthetically and ideologically
Palavras-chave: Metalanguage
Aesthetic reflection
Ideologic reflection
São Bernardo
Vidas secas
Graciliano Ramos
Metalinguagem
Reflexão estética
Reflexão ideológica
Ramos, Graciliano, 1892-1953 Crítica e interpretação
Ramos, Graciliano, 1892-1953. São Bernardo
Ramos, Graciliano, 1892-1953. Vidas secas
Modernismo (Literatura) Brasil
Modernismo (Estética) Brasil
Ideologia e literatura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SOUSA, Izaura Vieira Mariano de. A metalinguagem na construção da narrativa em São Bernardo e Vidas secas: uma reflexão estética e ideológica. 2014. 81 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6673
Data de defesa: 25-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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