Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6680
Tipo do documento: Dissertação
Título: Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen
Título(s) alternativo(s): Sense or sensibility? The education that oriented the composition of feminine characters in Jane Austen's works
Autor: Perini, Alice da Rocha 
Primeiro orientador: Henriques, Ana Lucia de Souza
Primeiro membro da banca: Gomes, Anderson Soares
Segundo membro da banca: Rocque, Lucia Rodriguez de La
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar de que forma a educação oferecida a mulheres do final do século XVIII e início do século XIX pode ter contribuído para a composição de personagens femininas nos romances Razão e sensibilidade (1811) e Orgulho e preconceito (1813), da escritora britânica Jane Austen (1775 1817). O presente trabalho apresenta o pensamento de importantes nomes da literatura, da crítica e teoria literárias, como também da história, como suporte no mapeamento não apenas do que era discutido a respeito do momento e do lugar em que Jane Austen e os romances aqui em tela se inserem, mas principalmente acerca da educação feminina
Abstract: The present work aims to analyze the ways by which, the education offered to women by the end of the 18th and beginning of the 19th century, might have contributed to the composition of female characters in the novels Sense and Sensibility (1811) and Pride and Prejudice (1813), by the British author Jane Austen (1775 1817). The present work presents the thoughts of important names in the fields of literature, literary criticism and theory and also history, as a support in mapping out, not only what was discussed about the moment and place in which Jane Austen and the novels analyzed here are set, but mainly about female education
Palavras-chave: Women
Education
England
Behaviour
History
Culture
Society
Austen, Jane, 1775-1817 - Crítica e interpretação
Literatura inglesa História e crítica
Mulheres Educação Inglaterra Séc. XVIII
Mulheres Educação Inglaterra Séc. XIX
Austen, Jane, 1775-1817 Personagens Mulheres
Austen, Jane, 1775-1817. Razão e sensibilidade
Austen, Jane, 1775-1817. Orgulho e preconceito
Mulher
Educação
Inglaterra
Comportamento
História
Cultura
Sociedade
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PERINI, Alice da Rocha. Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen. 2014. 75 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6680
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Alice da Rocha Perini_dissertacao.pdf2,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.