Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6680
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen |
Título(s) alternativo(s): | Sense or sensibility? The education that oriented the composition of feminine characters in Jane Austen's works |
Autor: | Perini, Alice da Rocha |
Primeiro orientador: | Henriques, Ana Lucia de Souza |
Primeiro membro da banca: | Gomes, Anderson Soares |
Segundo membro da banca: | Rocque, Lucia Rodriguez de La |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo analisar de que forma a educação oferecida a mulheres do final do século XVIII e início do século XIX pode ter contribuído para a composição de personagens femininas nos romances Razão e sensibilidade (1811) e Orgulho e preconceito (1813), da escritora britânica Jane Austen (1775 1817). O presente trabalho apresenta o pensamento de importantes nomes da literatura, da crítica e teoria literárias, como também da história, como suporte no mapeamento não apenas do que era discutido a respeito do momento e do lugar em que Jane Austen e os romances aqui em tela se inserem, mas principalmente acerca da educação feminina |
Abstract: | The present work aims to analyze the ways by which, the education offered to women by the end of the 18th and beginning of the 19th century, might have contributed to the composition of female characters in the novels Sense and Sensibility (1811) and Pride and Prejudice (1813), by the British author Jane Austen (1775 1817). The present work presents the thoughts of important names in the fields of literature, literary criticism and theory and also history, as a support in mapping out, not only what was discussed about the moment and place in which Jane Austen and the novels analyzed here are set, but mainly about female education |
Palavras-chave: | Women Education England Behaviour History Culture Society Austen, Jane, 1775-1817 - Crítica e interpretação Literatura inglesa História e crítica Mulheres Educação Inglaterra Séc. XVIII Mulheres Educação Inglaterra Séc. XIX Austen, Jane, 1775-1817 Personagens Mulheres Austen, Jane, 1775-1817. Razão e sensibilidade Austen, Jane, 1775-1817. Orgulho e preconceito Mulher Educação Inglaterra Comportamento História Cultura Sociedade |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | PERINI, Alice da Rocha. Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen. 2014. 75 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6680 |
Data de defesa: | 31-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Alice da Rocha Perini_dissertacao.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.