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Tipo do documento: Dissertação
Título: A representação da estética simbolista e sua receptividade no contexto cultural e literário do Brasil e de Portugal
Título(s) alternativo(s): La représentation de l´esthétique symboliste et sa réceptivité dans le cadre culturel du Brésil et du Portugal
Autor: Silva, Camila Paiva da 
Primeiro orientador: Batalha, Maria Cristina
Primeiro membro da banca: David, Sérgio Nazar
Segundo membro da banca: Lins, Vera Lúcia de Oliveira
Resumo: O Simbolismo surge na França em meio a um turbilhão de transformações advindas da modernidade. Estas transformações levaram os indivíduos a repensarem os pressupostos racionalistas e cientificistas. Desta maneira, o espírito da decadência, que está na base do movimento simbolista, se instaura em 1857, quando Charles Baudelaire lança sua obra As flores do mal, desenvolvendo uma poesia voltada para a inovação do estilo e para uma temática nova. Para isso, aborda assuntos tabus naquela sociedade, fala da monotonia dos tempos modernos, da solidão existencial e inclui coisas consideradas sórdidas e repugnantes em seus versos. O movimento, então, se desenvolve pelo mundo seguindo os pressupostos decadentistas inaugurados por Baudelaire e chega a Portugal e ao Brasil. Nestes países, veremos que a estética do Simbolismo não terá o mesmo prestígio que na França, porque se desenvolverá em oposição ao espírito nacionalista, patriótico e positivista, praticado pelo Realismo na prosa e o Parnasianismo na poesia. Assim, o movimento simbolista não terá um lugar de destaque dentro do campo literário nesses dois países, permanecendo à margem dos cânones hegemônicos. Observaremos como o gênero gótico de Álvares de Azevedo e A Geração do Trovador, anteriores ao Simbolismo no Brasil e Portugal, respectivamente, se constituem como precursores desse movimento estético. Analisamos ainda o lugar, a poética e a crítica de Nestor Vítor no campo literário brasileiro e o lugar e a poética de Camilo Pessanha no campo literário português, buscando, com base nas conceituações teóricas de Pierre Bourdieu e Dominique Maingueneau sobre a gênese do campo literário e o discurso literário, os diferentes posicionamentos dos agentes, suas cenas de enunciação e seus espaços, responder ao porquê do desprestígio do movimento simbolista no Brasil e em Portugal
Abstract: Le Symbolisme surgit en France à la suite des grandes transformations advenues de la modernité. Celles-ci poussent les individus à repenser les présupposés rationnalistes et scientificistes qu´y régnaient. De la sorte, l´esprit de décadence qui se trouve à la base du mouvement symboliste, s´installe en 1857, lorsque Charles Baudelaire lance son recueil Les fleurs du mal, pratiquant une poésie tournée vers l´innovation du style et faisant appel à une thématique nouvelle. Pour ce, il approche des sujets tabous pour la société de son temps, parlant de la monotonie des temps modernes, de la solitude existentielle, tout en y intégrant des sujets considérés sordides et répugnants. Dès lors, le mouvement aux touches décadentistes se répand à travers le monde et arrive au Portugal et au Brésil. Dans ces pays, nous verrons que l´esthétique symboliste ne connaitra pas le même prestige qu´en France, parce qu´il se développera à l´encontre de l´esprit nationnaliste, patriotique et positiviste, pratiqués par le Réalisme en prose et le Parnasianisme en poésie. Ainsi, le mouvement symboliste n´occupera pas une place prestigieuse dans le champ littéraire de ces deux pays, et demeurera en marge des canons hégémoniques. Nous remarquerons comment le gothique de Álvares de Azevedo et A Geração do Trovador, antérieurs au Symbolisme au Brésil et au Portugal, respectivement, s´avèrent les précurseurs de ce mouvement esthétique. Aussi, analyserons-nous la place, la poétique et la critique de Nestor Vítor dans le champ littéraire brésilien, ainsi que la place et la poétique de Camilo Pessanha dans le champ littéraire portugais afin de, sur les bases théoriques proposées par Pierre Bourdieu et Dominique Maingueneau concernant la genèse du champ littéraire, le discours littéraire, les différents positionnements des agents, les scènes d´énonciation et les espaces, pouvoir expliquer les raisons du peu de prestige engrangé par le mouvement symboliste au Brésil et au Portugal
Palavras-chave: Symbolisme
Champ littéraire
Simbolismo
Campo literário
Nestor Vítor
Camilo Pessanha
Simbolismo (Literatura) História e crítica
Simbolismo (Literatura) - Brasil História e crítica
Simbolismo (Literatura) Portugal - História e crítica
Vitor, Nestor, 1868-1932 Crítica e interpretação
Pessanha, Camilo, 1867-1926 Crítica e interpretação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Camila Paiva da. A representação da estética simbolista e sua receptividade no contexto cultural e literário do Brasil e de Portugal. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6681
Data de defesa: 21-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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