Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6689
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mescla conceptual em O Pasquim
Título(s) alternativo(s): Mezcla conceptual en O Pasquim
Autor: Rejala, Ruth Martinez 
Primeiro orientador: Bernardo, Sandra Pereira
Primeiro membro da banca: Almeida, Maria Lucia Leitão de
Segundo membro da banca: Chiavegatto, Valeria Coelho
Resumo: Este estudo, de cunho cognitivista, trata do humor e da ironia multimodal em cinco capas do jornal O Pasquim. Nele, constam análises sobre a percepção da ironia e do humor presente nas capas das edições nº 187, 271, 514, 654 e 668, e a discussão sobre o papel do contexto histórico, da imagem e do texto como gatilho para a formulação de mesclas. O trabalho também postula configurações de mesclas a partir dos sentidos construídos por quatro grupos distintos de colaboradores, um grupo formado por leitores jovens à época de publicação das capas, e outros três grupos de jovens universitários, tendo o primeiro grupo visualizado a imagem e depois o texto que compunha a capa, o segundo acessado primeiro o texto e depois a imagem e o último visualizado as capas completas. Para tanto, foram utilizados alguns dos principais conceitos da linguística cognitiva, a saber, frames, domínio, mesclagem e metáfora conceptual, além de estudos relativos à ironia e humor. Também é proposta uma nova configuração para mesclas irônicas, apresentando a fusão dos inputs de entrada e dos espaços de reação esperada e confrafactual, cunhados por Coulson (2005) no modelo de estruturação do espaço
Abstract: Este estudio de naturaleza cognitiva, trata sobre el humor y la ironía multimodal en cinco portadas de periódicos de O Pasquim . En él figuran los análisis de la percepción de la ironía y del humor presente en las portadas de las ediciones nº 187 , 271, 514, 654 y 668 , y el debate sobre el papel del contexto histórico, la imagen y el texto como un disparador para la formulación de mezclas . El documento también plantea la configuración de mezclas a partir de los significados construidos por cuatro grupos diferentes de contribuyentes, un grupo de jóvenes lectores en el momento de la publicación de las portadas , y otros tres grupos de estudiantes universitarios, el primer grupo ha visto primero a la imagen y después el texto de la portada, el segundo acceso primero el texto y después la imagen, y el último ha visto las casos completas. Para esto furon utilizados algunos de los principales conceptos de la linguística cognitiva, es decir , los frames, dominio , la mezcla y la metáfora conceptual, así como los estudios relacionados con la ironía y el humor. También se propone una nueva configuración para las mezclas irónicas , con la fusión de las entradas (inputs) y los espacios de reacción esperada y confrafactual , acuñados por Coulson (2005) en el modelo de espacio de estructuracion
Palavras-chave: Ironía
Metáfora conceptual
Mezcla conceptual
Modelo de espacio de estructuracion
Ironia
Humor
Mesclagem
Metáfora conceptual
Modelo de estruturação do espaço
O Pasquim (Jornal)
Jornais Humor, sátira, etc.
Metáfora
Capas de revistas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: REJALA, Ruth Martinez. Mescla conceptual em O Pasquim . 2014. 173 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6689
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ruth Martinez Rejala_dissertacao.pdf5,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.