Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6694
Tipo do documento: Dissertação
Título: O texto narrativo nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental II: possibilidades de reconto de O Rei Sapo
Título(s) alternativo(s): The narrative text in the first two years of Fundamental Education II: possibilities of retelling "The Frog King
Autor: Bastos, Sandra da Silva Santos 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Dominguez, Michelle Gomes Alonso
Segundo membro da banca: Cassano, Maria da Graça
Resumo: Esta dissertação reflete sobre as concepções de ensino, língua e gramática que podem nortear o trabalho do professor de Língua Portuguesa, bem como sobre as contribuições que os PCN trouxeram para ensino da língua materna, uma vez que ressaltaram a necessidade de se trabalhar o texto em sala de aula. Propõe-se um trabalho de análise de textos produzidos por alunos, que não considere somente as questões gramaticais, mas, principalmente, os aspectos linguístico-discursivos de que o aluno/autor já dispõe para compor seu texto. O maior objetivo desta pesquisa é desmistificar o preconceito presente na ideia de que o aluno de escola pública, por, na maioria das vezes, não dominar a norma padrão da língua, é incapaz de produzir textos coerentes e criativos. Além disso, mostrar que a qualificação de um texto como bom ou ruim está ligada aos critérios de análise que são utilizados. Para tal pesquisa, foi escolhido o gênero conto, e seu subgênero, o reconto. O motivo de tal escolha se deu pelo fato de os alunos mostrarem simpatia por esse gênero e já estarem familiarizados com ele
Abstract: This essay thinks about educational, grammatical and language conceptions which can guide the teacher of Portuguese Language, also about the contributions brought by the PCN for the mother language teaching, since they highlighted the need of working with texts in the classroom. It is proposed an analysis of texts produced by students that not only considers the grammatical questions, but also and mainly, the linguistic-discursive aspects that a student/author already possesses in order to compose his text. This research's main objective is to demystify the residing prejudice on the idea that a public school student is incapable of producing coherent and creative texts just because, most of the time, he does not master the language's standards. Besides that, this works tries to demonstrate that a "good" or "bad" qualification of a text is connected to the used analysis criteria. For this research the chosen genre was the tale, and its subgenre, the "retelling". The justification for such a choice was the sympathy that students display for this genre, and the fact that they are already familiar with it
Palavras-chave: Education
Text production
Tale
Retelling
Língua portuguesa Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Língua portuguesa Português escrito
Contos brasileiros Estudo e ensino
Redação Estudo e ensino
Ensino
Produção de texto
Conto
Reconto
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BASTOS, Sandra da Silva Santos. O texto narrativo nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental II: possibilidades de reconto de O Rei Sapo . 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6694
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Sandra da Silva Santos Bastos_dissertacao.pdf2,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.