Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6695
Tipo do documento: Dissertação
Título: Empowering natives through autobiographical writing: Lee Maracle s Bobbi Lee indian rebel and Leslie Marmon Silko s The turquoise ledge: a memoir
Título(s) alternativo(s): Empowering natives through autobiographical writing: Lee Maracle s Bobbi Lee indian rebel and Leslie Marmon Silko s The turquoise ledge: a memoir
Autor: Salles, Juliana Almeida 
Primeiro orientador: Harris, Leila Assumpção
Primeiro membro da banca: Guedes, Peonia Viana
Segundo membro da banca: Oliveira, Luiz Manoel da Silva
Resumo: Esta dissertação trata de duas obras autobiográficas escritas por autoras nativas que ganharam reconhecimento na década de 70: Bobbi Lee Indian Rebel (1975), da nativo-canadense Lee Maracle, e The Turquoise Ledge: a Memoir (2010), da nativo-americana Leslie Marmon Silko. A importância destas autoras para a Renascença Nativo-Americana/Canadense é inegável, e cada uma delas contribuiu fazendo uso de estratégias diferentes: enquanto Maracle começou sua carreira com Bobbi Lee Indian Rebel, de cunho autobiográfico, Silko esperou mais de trinta anos para publicar The Turquoise Ledge. A problematização de se ver estas obras pelo olhar estritamente ocidental, ou estritamente nativo, é discutida, assim como o aparentemente inevitável tom político dessas narrativas. Ainda que mais de três décadas separem a publicação das obras selecionadas, perguntas como: Estas obras podem ser consideradas literatura? , Elas têm como principal propósito engrandecer feitos pessoais das autoras? , ou Como essas narrativas contribuem para o empoderamento do povo Nativo? podem nunca chegar a serem respondidas, mas, de fato, incitaram a escrita desta dissertação e nortearam nossa análise
Abstract: This dissertation brings to the fore two autobiographical works by Native women authors who first gained recognition in the 1970s: Bobbi Lee Indian Rebel (1975), by Native-Canadian Lee Maracle and The Turquoise Ledge: a Memoir (2010), by Native-American Leslie Marmon Silko. These women s undeniable importance to the Native American/Canadian Renaissance is clear, and each of these authors decided to contribute to Native literature using different strategies: while Maracle started her career with Bobbi Lee Indian Rebel, an autobiographical work, Silko waited over thirty years to publish her The Turquoise Ledge. The problematization of seeing either works strictly through Western or strictly through Native perspectives is also addressed here, along with the apparently inevitable political tone present in both narratives. Despite the fact that the two selected works have been written over three decades apart, questions such as: Can these works be considered literature? , Do they have as main purpose to highlight the authors personal accomplishments? or How do they work to empower the Native people? may never be answered, but they did incite the writing of this dissertation and guided our analysis
Palavras-chave: Native-Canadian literature
Native-American literature
Empowerment
Lee Maracle
Leslie Marmon Silko
Literatura nativo-canadense
Literatura nativo-americana
Empoderamento
Silko, Leslie Marmon, 1948- - Crítica e interpretação
Maracle, Lee Crítica e interpretação
Silko, Leslie Marmon, 1948-. The Turquoise Ledge: a memoir
Maracle, Lee. Bobbi Lee indian rebel
Ficção autobiográfica canadense
Literatura canadense História e crítica
Literatura americana História e crítica
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SALLES, Juliana Almeida. Empowering natives through autobiographical writing: Lee Maracle s Bobbi Lee indian rebel and Leslie Marmon Silko s The turquoise ledge: a memoir. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6695
Data de defesa: 2-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Juliana Almeida Salles_Dissertacao (1).pdf842,82 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.