Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6696
Tipo do documento: Dissertação
Título: Adaptações da Bíblia: o papel do adjetivo na construção dos ethé discursivos
Título(s) alternativo(s): Adaptaciones de la Biblia: el papel del adjetivo en la construcción de los ethé discursivos
Autor: Clemente, Thalita Fernandes 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Bruno, Alberto Roiphe
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar diferentes adaptações da Bíblia, levando em conta seus aspectos linguísticos e a consequente formação de ethos discursivo em cada uma delas. Considerados textos clássicos, as histórias bíblicas devem ser conhecidas por todos os sujeitos, desde a mais tenra idade, pois, sendo atemporais, sempre servem de reflexão para o leitor, com discussões pertinentes à dinâmica da sociedade. A pesquisa estabeleceu, portanto, como objetivos: defender a criação de adaptações dos clássicos, uma vez que representam um contato primeiro com a obra; analisar a construção linguística das adaptações bíblicas, considerando que diferentes leitores merecem textos diferentes; destacar o uso dos adjetivos como marcas pessoais do enunciador e, por fim, avaliar a construção dos ethé discursivos de cada proposta de adaptação, levando em conta as escolhas lexicais de cada narrativa. Para tanto, foram selecionadas três adaptações destinadas a três grupos diferentes: uma para crianças, a segunda para adolescentes e a terceira para adultos. Durante a análise, os adjetivos se destacaram como elementos expressivos, contribuindo para a elaboração de textos apropriados a cada público-alvo, culminando, também, na construção de uma imagem para cada enunciador o ethos discursivo. Assim, o trabalho apresenta a formação dos diferentes ethé discursivos nas diferentes adaptações bíblicas, tomando como foco de estudo a seleção de adjetivos. Pretende-se, com isso, levar à reflexão sobre a necessidade de obras pensadas para públicos específicos, considerando o grau de interação entre o texto e o leitor.
Abstract: El presente trabajo objetiva el análisis de diferentes adaptaciones de la Biblia, teniendo en cuenta sus aspectos lingüísticos y la consecuente formación de ethos discursivo en cada una de ellas. Considerados textos clásicos, las historias bíblicas deben ser conocidas por todos los sujetos, desde niños, pues, como atemporales, siempre sirven de reflexión para el lector, con discusiones pertinentes a la dinámica social. La investigación estableció, por lo tanto, como objetivos: defender la creación de adaptaciones de los clásicos, una vez que representan un contacto primero con la obra; analizar la construcción lingüística de las adaptaciones bíblicas, considerando que diferentes lectores merecen textos diferentes; destacar el uso de adjetivos como marcas personales del enunciador y, por fin, evaluar la construcción de los ethé discursivos de cada propuesta de adaptación, tomando por base la selección lexical de cada narrativa. Para tanto, se eligieron tres adaptaciones destinadas a tres grupos diferentes: una para niños, la segunda para adolescentes y la tercera para adultos. Durante el análisis, los adjetivos se destacaran como elementos expresivos, contribuyendo para la elaboración de textos apropiados a cada público, culminando, también, para la construcción de una imagen para cada enunciador el ethos discursivo. De ese modo, el trabajo presenta la formación de diferentes ethé discursivos en las diferentes adaptaciones bíblicas, tomando como foco de estudio la selección de adjetivos. Con eso, se pretende promover la reflexión acerca de la necesidad de obras pensadas para públicos específicos, considerando el grado de interacción entre texto y lector
Palavras-chave: Adaptación
Adjetivo
Expresividad
Ethos Discursivo
Adaptação
Adjetivo
Expressividade
Ethos Discursivo
Bíblia Adaptações
Análise do discurso literário
Língua portuguesa Adjetivo
Ethos
Histórias bíblicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CLEMENTE, Thalita Fernandes. Adaptações da Bíblia: o papel do adjetivo na construção dos ethé discursivos. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6696
Data de defesa: 4-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Thalita Fernandes Clemente_dissertacao.pdf612,55 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.