Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6697
Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel do verbal e do não verbal na publicidade
Título(s) alternativo(s): La función del verbal y el no verbal en la publicidad
Autor: Oliveira, Itamar José de 
Primeiro orientador: Simões, Darcilia Marindir Pinto
Primeiro membro da banca: Monteiro, Maria Cristina Guimaraes de Goes
Segundo membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Resumo: Nesta dissertação analisamos peças publicitárias veiculadas em um semanário de circulação nacional, com o objetivo de constatar se o uso das letras, em especial as maiúsculas, constitui uma transgressão às normas gramaticais da língua portuguesa. Para isso, partimos da hipótese de que esse uso constitui uma questão artística ou de estilo, destinado à persuasão do consumidor potencial. Valemo-nos das orientações da gramática normativa da língua, da Estilística e da Semiótica para respondermos a essa hipótese. Foi considerado também o emprego das cores, das formas da linguagem visual, da diagramação, além do poder de persuasão das letras, elementos importantes da publicidade impressa. Foram analisadas quarenta e quatro peças publicitárias publicadas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012, e março, abril e maio de 2013. Observamos nos anúncios os valores semióticos dos signos verbais e não verbais como ícones ou índices na arquitetura visual do texto
Abstract: En esta disertación de postgrado se analizan anuncios publicados en una revista semanal de circulación en nivel nacional para ver si el uso de las letras, sobre todo la capital, es una transgresión de las reglas gramaticales de la lengua portuguesa. Partimos de la hipótesis de que se tratan de usos artísticos o estilísticos, cuyo objetivo es la persuasión del potencial consumidor. Hemos utilizado las directrices de la gramática normativa de la lengua, la estilística y la semiótica para responder esta hipótesis. También se consideró el uso de los colores y las formas del lenguaje visual, ya que son elementos importantes de la publicidad impresa. Fueron analizados cuarenta y cuatro anuncios publicados en los meses de octubre, noviembre y diciembre de 2012, y en marzo, abril y mayo de 2013. Se observaron valores semióticos de los signos verbales y no verbales como íconos o índices en la arquitectura visual del texto en los anuncios
Palavras-chave: Portugués
Publicidad
La iconicidad
Las letras capitales
Língua Portuguesa
Iconicidade
Letras maiúsculas
Língua portuguesa Gramática
Língua portuguesa - Estilo
Língua portuguesa - Ortografia e soletração
Publicidade
Iconicidade (Linguística)
Semiótica
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: OLIVEIRA, Itamar José de. O papel do verbal e do não verbal na publicidade. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6697
Data de defesa: 2-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Itamar Jose de Oliveira_Dissertacao.pdf8,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.