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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gêneros textuais introdutórios e suporte: uma visão sociocognitiva da revista Nova Escola
Título(s) alternativo(s): Géneros textuales introdutorios y soporte: una visión sociocognitiva de la revista Nova Escola
Autor: Donato, Aline de Bettencourt 
Primeiro orientador: Junger, Cristina de Souza Vergnano
Primeiro membro da banca: Lima, Ricardo Joseh
Segundo membro da banca: Vargens, Dayala Paiva de Medeiros
Resumo: O estudo dos gêneros não é uma atividade recente: remonta às perspectivas filosóficas da Grécia Antiga. No entanto, com o desenvolvimento das novas tecnologias, há uma grande variedade de áreas de investigação que remetem ao tema e sua aplicação vem se tornando cada vez mais multidisciplinar (MARCUSCHI, 2008). Merece atenção, dentro deste campo de estudos, a estreita relação estabelecida entre um gênero textual e seu suporte, tanto em relação aos seus aspectos de produção como de recepção por parte do leitor. Com base na perspectiva sociocognitiva, calcada especialmente nos estudos de Marcuschi (2008, 2010a, 2011), Koch (2003) e KOCH; ELIAS (2008), esta investigação visa a mapear os gêneros introdutórios presentes no suporte impresso e no suporte virtual da revista Nova Escola, traçando critérios metodológicos que permitam uma descrição aprofundada de sua inserção no discurso. A partir do levantamento de todos os gêneros de ambos suportes, delimitaram-se quatro cuja função é introduzir ou apresentar os demais, servindo como orientadores da leitura (BEZERRA, 2006b): a capa, o índice, o editorial e a homepage. A análise exploratória e comparativa de exemplares impressos e virtuais do período de junho / julho a dezembro de 2013 ocasionou uma reflexão sobre as principais influências do suporte na caracterização do gênero. Outra questão aventada relacionou-se com a necessidade de organização de novas estratégias teórico-metodológicas para a delimitação das fronteiras genéricas
Abstract: El estudo de los géneros no es una actividad reciente: remonta a las perspectivas flosóficas de la Grecia Antigua. Sin embargo, con el desarrollo de las nuevas tecnologías, hay una gran variedad de investigaciones que remiten al tema y su aplicación se ha tornado más multidisciplinario (MARCUSCHI, 2008). Lo que merece la atención, dentro del campo de estudios, es la estrecha relación estabelecida entre un género textual y su soporte, respecto a suas aspectos de producción y de recepción por el lector. Basada en la perspectiva sociocognitiva, especialmente en los estudios de Marcuschi (2008, 2010a, 2011), Koch (2003) e KOCH; ELIAS (2008), esta investigación tiene como principal objetivo mapear los géneros introductorios presentes en el soporte impreso y en el soporte virtual de la revista Nova Escola, delineando criterios metodológicos que permitan una descripción de su inserción en el discurso. A partir del inventario de todos los géneros de los dos soportes, se delimitaron cuatro cuya función es introducir o presentar otros géneros, para servir de orientadores de la lectura (BEZERRA, 2006b): la capa, el índice, el editorial y la homepage. El análisis exploratorio y comparativo de los ejemplares impresos y vituales del periodo desde junio / julio hasta diciembre de 2013 ocasionó una reflexión sobre las principales influencias del soporte en la caracterización del género. Se aventó también la necesidad de organización de nuevas estrategias teórico-metodológicas para la delimitación de las fronteras genéricas
Palavras-chave: Géneros textuales
Soporte
Géneros introductorios
Sociocognitivismo
Gênero textual
Suporte
Gêneros introdutórios
Sociolinguística
Língua portuguesa - Gênero
Cognição - Aspectos sociais
Capas de revistas
Periódicos- Índices
Editoriais
Análise do discurso
Nova escola
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: DONATO, Aline de Bettencourt. Gêneros textuais introdutórios e suporte: uma visão sociocognitiva da revista Nova Escola. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6701
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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