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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6713
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Melodrama, folhetim e teledramaturgia: de Alexandre Dumas a Gilberto Braga, a interseção entre os gêneros |
Título(s) alternativo(s): | Mélodrame, feuilleton et dramaturgie de télévision: d Alexandre Dumas à Gilberto Braga, l intersection entre les genres |
Autor: | Rocca, Marcone Edson de Sousa ![]() |
Primeiro orientador: | Pontes Junior, Geraldo Ramos |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Claudia Maria Pereira de |
Segundo membro da banca: | Mello, Celina Maria Moreira de |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo estabelecer, pelo viés da Literatura Comparada, pontos de interseção entre o plano de vingança engendrado pelas personagens, Edmond Dantès, no romance-folhetim O Conde de Monte-Cristo de Alexandre Dumas, e Norma Pimentel na telenovela Insensato Coração de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Além de apresentar um histórico da formação, assim como a evolução dos gêneros, melodrama, folhetim e teledramaturgia. Este trabalho surgiu da vontade de revolver intertextos de obras, em diferentes gêneros, que até hoje garantem uma continuidade de aspectos de absorção do grande público. Princípios teóricos como aqueles de Julia Kristeva sobre intertextualidade, assim como os princípios de arquitexto e hipertexto, propostos por Gérard Genette são tomados como norteadores da análise. Pretendemos, também, refletir a respeito das ideias trabalhadas por Pierre Bourdieu sobre o capital simbólico e o capital econômico das obras, trazendo à tona uma discussão sobre o valor da produção artística, considerando a sua recepção pelo seu respectivo público |
Abstract: | Ce travail propose comme but, ayant comme base les principes de la littérature comparée, l établissement des points d intersection entre le plan de vengeance engendré par les personnages Edmond Dantès, dans le Roman-feuilleton Le Comte de Monte-Cristo, et Norma Pimentel dans le feuilleton télévisé Insensato Coração de Gilberto Braga et Ricardo Linhares. Ainsi que de présenter l historique de la formation et l évolution des genres, mélodrame, feuilleton et dramaturgie de télévision. Ce travail est le résultat du désir de toucher à des intertextes des oeuvres, dans de différents genres, qui jusqu à nos jours garantissent la continuité des aspects de réception du grand public. Les théories de Julia Kristeva à propos de l intertextualité, comme celles de Gérard Genette à propos de l architexte et l hipertexte ont été utilisées comme support théorique de l analyse. Nous souhaitons, aussi, réfléchir à propos des idées de Pierre Bourdieu sur le capital symbolique et le capital économique des oeuvres. Par conséquent discuter la valeur de la production artistique et sa réception auprès de son public |
Palavras-chave: | Mélodrame Feuilleton Dramaturgie de Télévision Intertexte Architexte Melodrama História e crítica Telenovelas Brasil História e crítica Intertextualidade Dumas, Alexandre, 1802-1870 Crítica e interpretação Braga, Gilberto, 1946- - Crítica e interpretação Dumas, Alexandre, 1802-1870. O conde de Monte Cristo Braga, Gilberto, 1946-. Insensato coração Literatura comparada Francesa e brasileira Literatura comparada Brasileira e francesa Melodrama Folhetim Teledramaturgia Intertexto Arquitexto |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6713 |
Data de defesa: | 31-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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