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Tipo do documento: Dissertação
Título: O estrangeiro que não estava lá
Título(s) alternativo(s): The stranger who wasn t there
Autor: Menezes, Daniele Diniz de
Primeiro orientador: Pereira, Deise Quintiliano
Primeiro membro da banca: Amorim, Claudia Maria de Souza
Segundo membro da banca: Giusti, Marcos Vinicio Guimarães
Resumo: Leitura da narrativa O estrangeiro, de Albert Camus, e da narrativa fílmica O homem que não estava lá, dos irmãos Ethan Coen e Joel Coen, com vistas a propor uma reflexão literária sobre o desconcerto do sujeito num mundo de solidão, indiferença e nonsense existencial. Oriundas do esmaecimento de qualquer sentimento diante da inexorabilidade da consciência da finitude, pelo comparatismo e com apoio no conceito de intertextualidade , são passadas em revista as trajetórias contingentes de Ed Crane − protagonista da obra cinematográfica − e Meursault, personagem central do romance camusiano. Luz e sombra potencializam a aterradora atmosfera de absurdo na qual se desequilibra Ed Crane, em sua existência obscura, em contraponto com a claridade reinante no percurso de Meursault. Ambos os personagens são condenados pela sociedade, de maneira insólita e definitiva, por intermédio de textos que denunciam, outrossim, a engrenagem trágica do sistema judiciário, permitindo-nos conectar os citados personagens, Plume Um certo Plume, de Henri Michaux e Joseph K. angústia errante engendrada por Franz Kafka em O processo
Abstract: A reading of Albert Camus narrative The Stranger and of the narrative of the movie The Man Who Wasn t There, by Cohen brothers (Ethan Coen and Joel Coen), so as to propose a literary reflection on the uneasiness of the subject in a world of loneliness, indifference and existential nonsense. Arising from the fading out any feeling towards the inevitable awareness of finitude, by the comparatism and the support of the concept of "intertextuality", contingent trajectories of Ed Crane - protagonist of the movie - and Meursault, central character of the camusian novel, are reviewed. Light and shadow potentiate the fearful atmosphere of absurdity in which Ed Crane unbalances, in his obscure existence, as opposed to the light reigning in Meursault. Both characters are condemned by society in an unusual and definite way, through texts which show the tragic gear of the judiciary system, allowing us to connect the cited characters, Plume Un certain Plume, by Henri Michaux and Joseph K. "anguish errant" created by Franz Kafka in The Trial
Palavras-chave: Absurd
Cohen Brothers
Absurdo
Camus
Irmãos Cohen
Henri Michaux
Kafka
Camus, Albert, 1913-1960 Crítica e interpretação
Camus, Albert, 1913-1960. O estrangeiro
Cinema e literatura
Absurdo na literatura
Sujeito (Filosofia) na literatura
Irmãos Cohen Crítica e interpretação
Michaux, Henri, 1899-1984 Crítica e interpretação
Kafka, Franz, 1883-1924 - Crítica e interpretação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MENEZES, Daniele Diniz de. O estrangeiro que não estava lá. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6718
Data de defesa: 25-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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