Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6720
Tipo do documento: Dissertação
Título: Imagens de um corpo de mulher: (re)criações na obra de arte de Clarice Lispector e Frida Kahlo
Título(s) alternativo(s): Images of a woman s body: Clarice Lispector and Frida Kahlo s art re-criation
Autor: Montenegro, Leticia Gomes 
Primeiro orientador: Chiara, Ana Cristina de Rezende
Primeiro membro da banca: Krause, Gustavo Bernardo Galvão
Segundo membro da banca: Santos, Marcelo dos
Terceiro membro da banca: Motta, Marcus Alexandre
Resumo: Imagens de um corpo de mulher: (re)criações na obra de arte de Clarice Lispector e Frida Kahlo é uma pesquisa de ordem literária e filosófica, que tem como objetivo encontrar um corpo de mulher através da análise de parte da produção literária de Clarice Lispector e plástica de Frida Kahlo, experimentada também pela pesquisadora no exercício desta escrita acadêmica. Com o método comparativo, esta dissertação propõe apresentar zonas fronteiriças entre a plasticidade e a textualidade, tanto da palavra, quanto da imagem. Tendo como ponto de interseção o corpo, há uma escritora que pinta e uma pintora que escreve: neste duplo deslocamento, vislumbram-se cruzamentos das quais insurgem corporalidades cuja constância é estar em transformação. Nos processos criativos das duas artistas pesquisadas, são tênues os limiares entre vida e arte. Coloca-se em questão o conceito de representação, já há muito tempo em crise, e possibilita o uso do termo (re)criação. No livro Água Viva, de Clarice Lispector, uma personagem-pintora realiza uma metaescrita, discutindo as limitações e os alcances do próprio ato de escrever. Nos quadros de Frida Kahlo, é recorrente a presença de uma figura corpórea marcada por procedimentos cirúrgicos, fruto da condição enferma que acompanhou a artista por toda sua trajetória. Cada uma, a seu modo e a partir de seu próprio corpo vivente, produziu (re)criações que implicam, em suas obras de arte, o leitor e o fruidor, inclusive a pesquisadora. Diante desse panorama, destacam-se os imbricamentos entre a Literatura e a Pintura, assim como entre a Arte e a Filosofia. Este trânsito não só aponta, mas também gera corpos poético-conceituais. A cintilação destes encontros, pois, é o devir aqui estudado um corpo de mulher por vir
Abstract: Images of a woman s body: Clarice Lispector and Frida Kahlo s art re-criation is a literary and philosophic research that aims to find a woman s body through the analysis of part of Clarice Lispector s literature and Frida Kahlo s plastic arts, also experimented by the researcher during this academic writing.Using the read-across approach, this thesis proposes to present the connection between plasticity and textuality, both the word and the image. Taking as a point of intersection the body, there is a writer who paints and a painter who writes: in this exchange it s possible to see a meeting point from where corporalities whose constancy is to be transforming emerge. There is a thin line between life and art in the creative processes of the two researched artists. The representation concept, not often used, is discussed, which makes possible the use of the word re-creation.In Clarice Lispector s book called Água Viva , a writer-characterwrites about the limits and scopes of her own writing act.It is common to find in Frida Kahlo s paints a corporeal figure with surgical procedures scars due to her ailing condition that lasted her whole career. Each one in their own way and from their own living body produced re-creations that involve, in their artwork, the reader and spectator, including the researcher.According to what has been discussed we highlight the connections between literature and painting, as well as between art and philosophy. This relation not only points, but also creates poetic and conceptual bodies. These connectionsrefer to a series of transformations, studied here - a woman's body to come
Palavras-chave: Body
Word
Become
Arte e literatura
Corpo como suporte da arte
Imagem corporal na arte
Lispector, Clarice, 1925-1977 Crítica e interpretação
Kahlo, Frida, 1907-1954 Crítica e interpretação
Arte Filosofia
Clarice Lispector
Frida Kahlo
Corpo
Palavra
Imagem
Devir
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MONTENEGRO, Leticia Gomes. Imagens de um corpo de mulher: (re)criações na obra de arte de Clarice Lispector e Frida Kahlo. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6720
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Leticia Gomes Montenegro_dissertacao.pdf3,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.