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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6721
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Coesão e coerência textual em dissertação: influência da oralidade |
Título(s) alternativo(s): | Cohesion and coherence of the text: the influence of oral language |
Autor: | Miguel, Almir Ribeiro |
Primeiro orientador: | Oliveira, Helênio Fonseca de |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Ieda Maria Pereira Fonseca de |
Resumo: | Objetivando tecer uma análise do processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em escolas do município de Japeri, abordando a premissa de que a variedade formal, embora difundida pela escola, não se efetivava nos textos escritos, cujo contrato de comunicação a exigisse, aventamos a hipótese de que a contradição entre ensino e aplicabilidade da norma era propiciada pelo emprego de estratégias da oralidade e pela falta de ensino normativo baseado nas variedades da língua. Buscamos comprovar nossa hipótese, analisando 136 dissertações de alunos do Ensino Médio, levantando as pistas lingüísticas denotadoras do fenômeno. Os resultados são apresentados nesta dissertação |
Abstract: | This work aims to make an analysis of the learning and teaching process of Portuguese the public schools of Japeri, It will take account the premise that, however, standard variety of language have been taught in the schools, it was not present in the writing texts, in which their communication contract asked for it, we defend the hypothesis that the contradiction between teaching and applicability of the grammatical rules was occasioned by the use of oral strategies and the lack of standard teaching based on the varieties of the language. We want to prove our hypothesis by the analysis of 136 students essays in the secondary school level, in which we will look for linguistics signs that indicate this process. The results will be presented in this work |
Palavras-chave: | Cohesion Coherence Oral language Writing Teaching Coesão Coerência Oralidade Escrita Ensino Coesão (Linguística) Língua portuguesa Português escrito Língua portuguesa (Ensino médio) Estudo e ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | MIGUEL, Almir Ribeiro. Coesão e coerência textual em dissertação: influência da oralidade. 2009. 217 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6721 |
Data de defesa: | 11-Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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