Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6721
Tipo do documento: Dissertação
Título: Coesão e coerência textual em dissertação: influência da oralidade
Título(s) alternativo(s): Cohesion and coherence of the text: the influence of oral language
Autor: Miguel, Almir Ribeiro 
Primeiro orientador: Oliveira, Helênio Fonseca de
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Oliveira, Ieda Maria Pereira Fonseca de
Resumo: Objetivando tecer uma análise do processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em escolas do município de Japeri, abordando a premissa de que a variedade formal, embora difundida pela escola, não se efetivava nos textos escritos, cujo contrato de comunicação a exigisse, aventamos a hipótese de que a contradição entre ensino e aplicabilidade da norma era propiciada pelo emprego de estratégias da oralidade e pela falta de ensino normativo baseado nas variedades da língua. Buscamos comprovar nossa hipótese, analisando 136 dissertações de alunos do Ensino Médio, levantando as pistas lingüísticas denotadoras do fenômeno. Os resultados são apresentados nesta dissertação
Abstract: This work aims to make an analysis of the learning and teaching process of Portuguese the public schools of Japeri, It will take account the premise that, however, standard variety of language have been taught in the schools, it was not present in the writing texts, in which their communication contract asked for it, we defend the hypothesis that the contradiction between teaching and applicability of the grammatical rules was occasioned by the use of oral strategies and the lack of standard teaching based on the varieties of the language. We want to prove our hypothesis by the analysis of 136 students essays in the secondary school level, in which we will look for linguistics signs that indicate this process. The results will be presented in this work
Palavras-chave: Cohesion
Coherence
Oral language
Writing
Teaching
Coesão
Coerência
Oralidade
Escrita
Ensino
Coesão (Linguística)
Língua portuguesa Português escrito
Língua portuguesa (Ensino médio) Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MIGUEL, Almir Ribeiro. Coesão e coerência textual em dissertação: influência da oralidade. 2009. 217 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6721
Data de defesa: 11-Mar-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.