Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6728
Tipo do documento: Dissertação
Título: Professor e internet: um olhar crítico e investigativo
Título(s) alternativo(s): Professor and the Internet: a critical and investigative look
Autor: Guimarães, Viviane Mendonça de Menezes 
Primeiro orientador: Junger, Cristina de Souza Vergnano
Primeiro membro da banca: Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Segundo membro da banca: Tavares, Kátia Cristina do Amaral
Resumo: O objetivo central deste estudo é investigar as propostas de atividades escolares, utilizando a Internet como fonte de material para as aulas por professores de espanhol, língua estrangeira, do Município do Rio de Janeiro. Para desenvolvê-lo, utilizamos como suporte teórico estudos sobre a Internet e suas características enquanto suporte digital, aspectos gerais e específicos de leitura, gêneros textuais e digitais. Tomamos como objeto de análise os questionários respondidos pelos professores. Sua análise nos permitiu: a) identificar e delimitar os informantes da pesquisa; b) verificar o tipo de material que os professores utilizam em suas aulas; c) averiguar que interesse lhes desperta a Internet como um recurso didático-pedagógico; d) caracterizar o tipo de leitura que realizam no suporte digital e se essa se assemelha à do meio impresso; e) verificar as propostas de atividades de leitura criadas pelos docentes e f) construir perfis, ainda que não generalizantes, de professores de E/LE da SME/Rio, como leitores e docentes de leitura. Nosso estudo mostrou que há o interesse da maioria dos professores em utilizar as novas tecnologias (NTs) em suas aulas e ajudar na inclusão digital de seus alunos, mas que esta não se realiza. Conforme havíamos previsto nas hipóteses, a Internet serve como fonte para aquisição de material a ser utilizado em sala de aula pelo professor. Entretanto, atividades em laboratórios de informática não são realizadas, não apenas pela falta de recursos, mas também pela falta de condições físicas do espaço escolar não comportar a grande quantidade de alunos por turma. Além disso, a leitura através da tela do computador não é vista da mesma forma que a do meio impresso e o professor está atento às particularidades dessa atividade no novo suporte. Mesmo em se tratando de um estudo com corpus reduzido, acreditamos que nossas conclusões servirão como material de consulta e reflexão para muitos docentes e poderão ser uma ponte para propostas de trabalhos futuros, envolvendo o professor e as novas tecnologias
Abstract: The main objective of the present research is to investigate proposals of pedagogical activities, using the Internet as a source of material for classes, elaborated by teachers of Spanish as a foreign language of Rio de Janeiro city. In order to develop this study, different theoretical constructs were used: studies about the Internet and its characteristics as a digital support, general and specific aspects of reading and textual and digital genres. Questionnaires answered by the teachers were used as object of analysis. Their analysis allowed us to: a) identify and delimit the research participants; b) verify the type of material used by teachers in their classes; c) investigate what kind of interest teachers have in relation to Internet as a didactic-pedagogical resource; d) characterize their way of reading in digital environment and analyze how similar it is to their way of reading in printed environment; e) verify the proposals of reading activities elaborated by the teachers and f) build profiles, although not general, of teachers of Spanish as a FL of SME/Rio, as readers and teachers of reading. The analysis of the data has indicated that there is an interest of the majority of teachers in using the new technologies (NTs) in their classes and helping the digital inclusion of their students, but this does not proceed. As we had anticipated in assumptions, the Internet serves as a source for the acquisition of material to be used in classroom by teachers. Nevertheless, activities in computer laboratories are not carried out, not only by lack of resources, but also by the lack of physical conditions of school space that does not include the large number of students per class. Moreover, reading through the computer screen is no longer viewed in the same way as reading in printed texts and the teacher is aware of the peculiarities of this activity in a new support. Although the present study has used a reduced corpus, we believe that our conclusions will serve as material for consultation and reflection to many teachers and may be a bridge for proposals for future works involving the teacher and the new technologies
Palavras-chave: Internet
Teacher and the New Technologies
Reading in printed and digital environment
Internet
Professor e novas tecnologias
Leitura em meio impresso e digital
Internet na educação
Língua espanhola Estudo e ensino
Leitura Meios auxiliares
Professores de língua Livros e leitura
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: GUIMARÃES, Viviane Mendonça de Menezes. Professor e internet: um olhar crítico e investigativo. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6728
Data de defesa: 26-Set-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Viviane Guimaraes_dissertacao.pdf464,47 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.