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Tipo do documento: Dissertação
Título: Adequação e persuasão: da teoria da linguagem ao discurso publicitário
Título(s) alternativo(s): Adequacy and persuasion: from theory of language to advertising discourse
Autor: Atem, Guilherme Nery 
Primeiro orientador: Rocha, Décio Orlando Soares da
Primeiro membro da banca: Daher, Maria Del Carmen Fátima González
Segundo membro da banca: Almeida, Fernando Afonso de
Resumo: Esta dissertação pretende desenvolver uma investigação ampla e fundamentada a respeito das técnicas lingüísticas de construção do sentido em Publicidade. A partir da história das teorias da linguagem e do discurso, esta pesquisa busca o mapeamento das estratégias retóricas e discursivas que vêm promovendo uma forma de integração sócio-afetiva na atual cultura do consumismo. Em seguida, procedemos pelo levantamento das origens e dos principais conceitos da Análise do Discurso. As diferentes concepções de linguagem e discurso nos ajudam na compreensão das potências semânticas que compõem o discurso publicitário no cotidiano. A Publicidade se mostra hoje uma força suasória, na atribuição de sentido ao mundo, através da incitação ao consumo hedonista. Se vivemos a época da crise do sentido, a Publicidade se apresenta como uma ilha de sentido , um porto-seguro simbólico . Esta pesquisa pretende levar em conta tanto os conteúdos e valores comunicados pela Publicidade contemporânea como suas formas verbais e não-verbais de comunicação
Abstract: This work intents to make a large and grounded research about the linguistic technics of construction of meaning in advertising. From the history of language and discourse theories, this research will make a definition for the rethorical and discoursive strategies which stimulates a kind of socio-affective integration in the new consumism culture. After this, we proceed by an investigation about the origins and main concepts of Discourse Analysis. The different conceptions of language and discourse help-us to understand the semantic potencials which compose the everyday advertising discourse. The Advertising is today a suasory force at attribution of meanings to the world, by the stimulating the hedonist consuming. If we live in a meaningless time, the Advertising is a meaning-island , a symbolic safe-port . This research intents think the contents and values communicated by the contemporary Advertising, and also think his verbal and non-verbal ways of communication
Palavras-chave: Language
Discourse
Advertising
Linguagem
Discurso
Publicidade
Análise do discurso
Comunicação de massa e linguagem
Publicidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ATEM, Guilherme Nery. Adequação e persuasão: da teoria da linguagem ao discurso publicitário. 2009. 140 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6734
Data de defesa: 2-Jun-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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