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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6751
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Quem foi Calabar ? ou Com quanta história se faz uma traição? : interpretações provocadas por imagens teatrais buarqueanas |
Título(s) alternativo(s): | Who was Calabar ? or how much stories builda treason: interpretations provoked by Chico Buarque's imaging |
Autor: | Silva, Martim Vicente da Cunha ![]() |
Primeiro orientador: | Borba, Maria Antonieta Jordão de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Diniz, Julio Cesar Valladão |
Segundo membro da banca: | Pereira, Júlio César França |
Resumo: | Esta dissertação refere-se a uma pesquisa de natureza crítica sobre a literatura de Chico Buarque, mais especificamente, o corpus que compreende a peça Calabar-o elogio da traição (1975). Trata-se de um trabalho que objetiva construir interpretações para esse texto, refletindo, descrevendo e discutindo as questões que a peça sugere, tais como: especificidades acerca do imaginário popular brasileiro, as relações de gênero, sendo estes o masculino e o feminino, os julgamentos implícitos ou denunciados sobre os códigos sociais e algumas situações-limite propulsoras de comportamentos capazes de traduzir sentimentos potencialmente contidos. O exame da obra deverá revelar o próprio processo de análise da fenomenologia da Teoria do efeito estético , do teórico alemão Wolfgang Iser (1978) junto ao conceito de interpretação de Todorov (1979). Tal articulação revelará, ainda, a literatura de Chico como provocadora para que o leitor reflita sobre significações derivadas dos efeitos e dos vazios, e, em conseqüência, a resposta a esses efeitos, suscitadas através do texto da presente dissertação e, potencialmente, na consciência de cada leitor |
Abstract: | This paper presents a critical approach to the literary works of Chico Buarque, specifically the corpus composed by the play Calabar o elogio da traição (1975). The objective of this research is to find interpretations by the method of reflection and description of the questions suggested by the play, such as: Brazilian popular imagery, male x female gender relations, implicit or explicit judgments about the social codes and some limit situations that prompt behaviors that translate potentially concealed feelings. This investigation reveals the process of analysis of the phenomenology in Wolgang Iser s Theory of aesthetic effect (1978), along with Todorov s concept of interpretation (1979). Moreover, this articulation reveals Buarque s literary works as provocative, leading the reader to reflect about the meanings of the effects and the voids and, as a consequence, about the answer to these effects provoked by this paper and, potentially, in each reader s conscience |
Palavras-chave: | Chico Buarque Calabar- o elogio da traição Interpretation Drama Music Buarque, Chico, 1944-. Calabar : o elogio da traição Buarque, Chico, 1944- Personagens Teatro brasileiro História e crítica Leitores Reação crítica Chico Buarque Calabar- o elogio da traição Interpretação Teatro Música |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SILVA, Martim Vicente da Cunha. Quem foi Calabar ? ou Com quanta história se faz uma traição? : interpretações provocadas por imagens teatrais buarqueanas. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6751 |
Data de defesa: | 18-Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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