Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6759
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma viagem aos desejos humanos pela leitura sociocognitiva das metáforas publicitárias de automóveis
Título(s) alternativo(s): A travel to human wishes by a sociocognitive reading of cars'advertising metaphors
Autor: Britto, Vanessa da Silva 
Primeiro orientador: Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Azevedo, João Luiz Ferreira de
Resumo: Conforme os princípios teóricos propostos por Lakoff e Johnson (2002), esta dissertação almeja refletir principalmente sobre a teoria contemporânea de metáfora, usando publicidades de automóveis, coletadas no período de 2006 a 2008. Realizando uma viagem aos desejos humanos, estudaremos categorias diferentes de metáfora: estruturais, orientacionais, ontológicas e mistas, verificando a essência conceptual, cotidiana e sedutora dos anúncios metafóricos de automóveis. Nesse contexto, nosso estudo focará na compreensão dos desejos do status, da potência e da diversão, mostrando a metáfora como um recurso do pensamento e da ação humana. Assim, pretendemos contribuir para os estudos sociocognitivos da metáfora, analisando e vendo a experiência do ser humano como a chave para uma leitura mais crítica dos anúncios publicitários
Abstract: According to the theoretical principles proposed by Lakoff and Johnson (2002), this thesis aims to reflect mainly about the contemporary theory of metaphor, using advertising of cars, collected in the period of 2006 to 2008. Accomplishing a travel to the human wishes,we will study different categories of metaphor: structural, orientational, ontological and mixed metaphors, verifying the attractive and daily, conceptual essence in the metaphorical advertisement of cars. In this context, our study will focus on the understanding of wishes of status, power and diversion, showing the metaphor like a source of human thinking and action. In this way, we intend to contribute for the sociocognitive studies of metaphor, analysing and seeing the human being experience like key to a more critical reading of the advertisings
Palavras-chave: Metaphor
Advertising
Reading
Metáfora
Língua portuguesa – Figuras de linguagem
Publicidade
Cognição
Análise do discurso
Metáfora
Publicidade
Leitura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BRITTO, Vanessa da Silva. Uma viagem aos desejos humanos pela leitura sociocognitiva das metáforas publicitárias de automóveis. 2009. 178 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6759
Data de defesa: 23-Mar-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.