Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6769
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Poesia lida, poesia falada: poesia, performance e recepção: aspectos teóricos e práticos |
Título(s) alternativo(s): | Poetry read, spoken poetry: poetry, performance and reception: theoretical and practical aspects |
Autor: | Cardoso, Glaucio Varella |
Primeiro orientador: | Moriconi Júnior, Italo |
Primeiro membro da banca: | Motta, Marcus Alexandre |
Segundo membro da banca: | Pucheu Neto, Alberto |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco analisar o caráter de oralidade presente na poesia, demonstrando com o mesmo é apreendido mediante os atos de performance do texto poético. Buscou-se apontar que o recalque do aspecto oral da poesia em face da escrita tem provocado uma interpretação incompleta das manifestações poéticas em todas as culturas. A falta de estudos sobre o tema gera uma carência de nomenclaturas que buscou-se sanar mediante o estabelecimento de uma tipologia capaz de abranger, senão em totalidade, ao menos a maior parte dos atos de performance poética. Dado o caráter efêmero da performance, fez-se necessário que o texto se estabelecesse principalmente sobre gravações de poesias bem como da observação empírica de performances e a busca da descrição e análise dos efeitos que provocam nos espectadores, apontando assim para a recepção do texto poético em performance |
Abstract: | The present work focuses the oral character present in poetry, trying to show how it manifests itself in the acts of performance of the poetic text. I have sought to point out that the repression of the oral aspect of poetry in face of its written dimension has brought an incomplete interpretation of the poetical manifestations in all cultures. The lack of studies concerning this topic creates an absence of conceptualization that I strove to solve through the creation of a tipology that might include at least some of the major aspects of the acts of poetical performance. Because of the ephemeral character of the performance act, this study relies on the description and analysis of playback recordings as well as on the empirical observation of performances, searching to demonstrate the effects that they induce on the audience, as part of a better undestanding of the process of reception of the poetic text |
Palavras-chave: | Poetry Performance Orality Poesia Performance Oralidade Poesia Oralidade na literatura Poética |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | CARDOSO, Glaucio Varella. Poesia lida, poesia falada: poesia, performance e recepção: aspectos teóricos e práticos. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6769 |
Data de defesa: | 27-Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Glaucio Cardoso_dissertacao.pdf | 577,83 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.