Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6794
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pedra. Pedro que só quero pedros, pedra! : o valor expressivo das frases nominais na leitura de Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo
Título(s) alternativo(s): Pedra. Pedro que só quero pedros, pedra! : el valor expresivo de las frases nominales en la lectura de Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo
Autor: Oliveira, Denis Fernandes de 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Novaes, Ana Maria Pires
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o valor expressivo das frases nominais no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo. No ensino de língua materna, comumente as frase nominais só recebem a classificação de construção que dispensa o uso do verbo. Desse modo, pouco é explorado dessa construção linguística. A presente pesquisa estabelece, portanto, como objetivo uma proposta de leitura que busca não só o valor gramatical das frases nominais, mas também o valor expressivo que elas podem desempenhar no texto. Além disso, procura estreitar o elo indispensável, na Educação Básica, entre as aulas de língua materna e as de literatura , a fim de articular a leitura do texto literário com o ensino de Língua Portuguesa. Durante a pesquisa, observou-se que as frases nominais possuem variações e que cada uma delas apresenta uma característica própria, expressando, nas passagens em que são utilizadas, uma especificidade. É no universo descritivo que as construções nominais ganham maior destaque, contribuindo para a representação mental do elemento descrito, dando-lhe realce e propiciando impressões sensoriais. Desse modo, a presente dissertação trabalha as frases nominais como um recurso expressivo da língua. Com isso, pretende-se a reflexão sobre a produtividade do trabalho com a leitura literária nas aulas de língua materna, levando em conta de que o texto literário possui todas as possiblidades da língua em potencial.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo analizar el valor expresivo de las frases nominales en la novela Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo. En la enseñanza de lengua materna, generalmente, las frases nominales solo reciben la clasificación de construcción que no necesita del verbo. De ese modo, no se hace la exploración adecuada de esta construcción lingüística. La presente pesquisa estableció con objetivo, por lo tanto, una propuesta de lectura que vá en búsqueda no sólo del valor gramatical de las frases nominales, sino el valor expresivo que las dichas construcciones pueden exprimir en el texto. Además de eso, procura estrechar el vínculo indispensable, en la enseñanza básica, entre las clases de lengua materna y las de literatura, a fin de articular la lectura del texto literario con la enseñanza de Lengua Portuguesa. A lo largo de la pesquisa, se observó que las frases nominales poseen variaciones, y que cada una de ellas presenta una característica propia, expresando, en los pasajes en que son utilizadas, una especificidad. Es en universo descriptivo que las construcciones nominales ganan más destaque, contribuyendo para la representación mental del elemento descripto, dándole destaque y ofreciéndole impresiones sensoriales. De este modo, la presente tesis trabaja las frases nominales como recurso expresivo de la lengua. Con eso, se pretende reflexionar acerca de la productividad del trabajo con la lengua literaria en las clases de lengua materna, teniendo en cuenta que el texto literario tiene todas las posibilidades de la lengua en potencial.
Palavras-chave: Frases nominales
Expresividad
Texto Literario
Enseñanza
Frases nominais
Expressividade
Texto literário
Ensino
Língua portuguesa Estudo e ensino
Língua materna Estudo e ensino
Leitura Estudo e ensino
Língua portuguesa Fraseologia
Língua portuguesa Gramática comparada e geral Sintaxe
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: OLIVEIRA, Denis Fernandes de. Pedra. Pedro que só quero pedros, pedra! : o valor expressivo das frases nominais na leitura de Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6794
Data de defesa: 31-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Denis Fernandes de Oliveira_Dissertacao.pdf379,16 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.