Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6795
Tipo do documento: Dissertação
Título: A leitura da literatura cor-de-rosa : uma abordagem linguístico-expressiva de crônicas de Paula Pimenta
Título(s) alternativo(s): La lectura de la literatura color-de-rosa : un abordaje lingüístico-expresivo de crónicas de Paula Pimenta
Autor: Araujo, Monique Silva Gern de 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Segundo membro da banca: Pereira, Luci Ruas
Resumo: O presente trabalho objetiva refletir sobre os caminhos para a formação do leitor literário, a partir de atividades com crônicas contemporâneas, especialmente as inseridas na literatura para jovens (não canônica), nas aulas de Língua Portuguesa. Analisar-se-ão estilisticamente crônicas de Paula Pimenta, autora, segundo suas próprias palavras, de livros cor-de-rosa , a fim de comprovar a qualidade linguística de tais textos, rejeitando, assim, sua classificação como subliteratura como muitos ainda insistem em classificar um nicho de literatura para jovens. A proposta parte do princípio que os leitores em formação se disponibilizarão mais facilmente à literatura se apresentados primeiro a textos estruturalmente menos complexos como o caso da crônica e com temáticas e linguagem próximas à sua realidade e seus interesses, a fim de que haja de fato um processo de amadurecimento das habilidades leitoras, para que sejam introduzidas obras mais complexas e de autores do cânone literário, muitas vezes mal afamados graças à sua reputação de sagrado ou difícil. Os temas das crônicas analisadas são bastante familiares ao aluno, o que funciona como chamariz para a leitura: atrai-se primeiro pela proximidade com o tema, depois pela riqueza no uso da linguagem. Ressalte-se que, embora conhecida como autora de literatura para jovens, Paula Pimenta escreve para todos os públicos, seus textos atraem e envolvem leitores de todas as idades, exatamente pela linguagem. Pensando, entretanto, em adequação a cada faixa etária, nível de maturidade leitora e necessidades específicas de cada ano escolar, tratar-se-á de seu uso na Educação Básica, em trabalho destinado a jovens leitores, o que não impede uma aplicação em outros níveis de ensino, desde que feitas as devidas adequações. Apresenta-se, por fim, uma sugestão de atividade de leitura, a partir das considerações e aporte teórico expostos em todo o trabalho.
Abstract: El presente trabajo objetiva reflexionar respeto a los caminos para la formación del lector literario, partiendo de actividades con crónicas contemporáneas, especialmente las ubicadas en la literatura para joven, en las clases de lectura. Se analizarán estilísticamente crónicas de Paula Pimenta, autora, según sus propias palabras, de libros color-de-rosa , a fin de comprobar la calidad lingüística de tales textos, rechazando, así, su clasificación como subliteratura como muchos todavía insisten en clasificar un nicho de literatura para jóvenes. La propuesta parte del principio que los lectores en formación tendrán mayor disponibilidad a la literatura si presentados primero a textos estructuralmente menos complejos como el caso de la crónica y con temáticas y lenguaje cercanas a su realidad y sus intereses, a fin de que haya de hecho un proceso de maturación de las habilidades lectoras, para que sean introducidas obras más complejas y de autores del canon literario, muchas veces mal afamados gracias a su fama de sagrado o difícil. Los temas de las crónicas analizadas son bastante familiares al alumno, lo que funciona como chamariz para la lectura: se atrae primero pela cercanía con el tema, después por la riqueza en el uso del lenguaje. Se resalte que, aunque conocida como autora de literatura para jóvenes, Paula Pimenta escribe para todos los públicos, sus textos atraen y envuelven lectores de todas las edades, exactamente por el lenguaje. Pensando, entretanto, en adecuación a cada faja etaria, nivel de maturación lectora y necesidades específicas de cada año escolar, se tratará su uso en la Educación Básica, en trabajo destinado a jóvenes lectores, lo que no impide una aplicación en otros niveles de enseñanza, desde que hechas las adecuaciones necesarias. Se presenta, por fin, una sugerencia de actividad de lectura, partiendo de las consideraciones y aporte teórico expuestos en todo el trabajo.
Palavras-chave: Lectura
Literatura color-de-rosa
Formación del lector literario
Estilo
Formação do leitor literário
Leitura Estudo e ensino
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Estudantes Livros e leitura
Leitura - Desenvolvimento
Crônicas escolares brasileiras História e crítica
Língua portuguesa - Estilo
Literatura cor-de-rosa
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ARAUJO, Monique Silva Gern de. A leitura da literatura cor-de-rosa : uma abordagem linguístico-expressiva de crônicas de Paula Pimenta. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6795
Data de defesa: 31-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monique Silva Gern de Araujo_dissertacao.pdf493,11 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.