Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6796
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O risco do século XVI: a corte manoelina e o teatro de Gil Vicente |
Título(s) alternativo(s): | The risk of the Sixteenth Century: D. Manoel s court and the Gil Vicente s theater |
Autor: | Mattos, Rogério Reis Carvalho ![]() |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Marina Machado |
Primeiro membro da banca: | Munteal Filho, Oswaldo |
Segundo membro da banca: | Batista, Ceila Maria Ferreira |
Resumo: | Trabalho de pesquisa que pretende retirar o teatro de Gil Vicente de um possível período mais obscurantista, tardo-gótico , para colocá-lo em meio às grandes transformações ocorridas na Europa durante o século XVI, mais propriamente o Renascimento artístico e cultural. A partir de uma crítica textual de autores contemporâneos como Nicolau de Cusa e Martinho Lutero, ou da literatura da Grécia clássica como Platão e Ésquilo, aproximamos o teatro vicentino das fontes clássicas da literatura, ao mesmo tempo em que, por uma crítica de determinadas correntes hegemônicas na análise da literatura como as que vêm do existencialismo e da psicanálise, afastamos seu teatro dessa crítica que antes obscurece do que propriamente o coloca à plena luz. Posto na luz correta, vemos um Gil Vicente em meio aos grandes movimentos de transformação da civilização mediterrânica do século XVI. |
Abstract: | Research that want to remove Gil Vicente s theater from a more obscurantist period, "late Gothic", to put it among the great changes occurred in Europe during the sixteenth century, more specifically, the artistic and cultural Renaissance. From a textual criticism of contemporary authors such as Nicholas of Cusa and Martin Luther, or literature of classical Greece as Plato and Aeschylus, we can approache the Vincentian theater and the classical sources of literature at the same time, for a review of certain currents hegemonic analysis in literature, as the current existentialism and psychoanalysis. This move away his theater from the obscur criticism actually and puts it on light. With the correct approach, we can see Gil Vicente in the midst of the great movements of change in the Mediterranean civilization in the sixteenth century. |
Palavras-chave: | Renaissance Portuguese literature Modern theater Renascimento Literatura portuguesa Teatro moderno Teatro (Literatura) - Aspectos morais e religiosos Teatro português História e crítica Vicente, Gil, ca.1465-ca.1536? - Crítica e interpretação Teatro português - Séc. XVI |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | MATTOS, Rogério Reis Carvalho. O risco do século XVI: a corte manoelina e o teatro de Gil Vicente. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6796 |
Data de defesa: | 15-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Rogerio Reis Carvalho Mattos Dissertacao CEHB.pdf | 756,57 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.