Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6799
Tipo do documento: Dissertação
Título: O discurso humorístico no gênero crônica e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa
Título(s) alternativo(s): The humorous speech in chronic gender and its implications for the teaching of Portuguese Language
Autor: Bastos, Danielle Ferreira Martins 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Santos, Denise Salim
Segundo membro da banca: Cassano, Maria da Graça
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar, como proposta de ensino, o humor em crônicas, tomando como corpus especificamente as de Luis Fernando Verissimo. Pretende-se demonstrar que o gênero textual crônica humorística é relevante no ensino enquanto aproximação com a língua e serve também para o entendimento de fenômenos linguísticos, semânticos e pragmáticos como a polissemia, a ambiguidade, a ironia, a metáfora, a metonímia. Partimos da relevância de se trabalhar a leitura literária na escola, defendida pelos PCN, com o propósito de promover o letramento em todas as suas etapas. Acreditamos que esse trabalho só é possível com o texto, e, portanto, este deve ser explorado em sala de aula em todas suas variedades. Os estudos sobre discurso e interação, sobre o uso dos gêneros textuais na escola, especialmente das crônicas e dos processos de leitura e interpretação das mesmas, corroboram para a nossa pesquisa. Em um segundo momento, abordamos as teorias filosófica, de Bergson; psicanalítica, de Freud; discursiva, de Possenti e cognitiva, de Salomão, como explicação da construção e do entendimento do humor e seus mecanismos de significação.
Abstract: This work aims to bring, as a teaching proposal, the humor in chronic, taking as corpus specifically those of Luis Fernando Verissimo. We intend to demonstrate that chronic humorous genre is important in education as approach to language and also serves for the understanding of linguistic phenomena, semantic and pragmatic as polysemy, ambiguity, irony, metaphor, metonymy. We start from the relevance of working the literary reading in school, supported by the PCN, in order to promote literacy in all its stages. We believe this work is made available with the text, and therefore this should be explored in class in all its varieties. Studies of discourse and interaction, on the use of textual genres in school, especially of chronic and reading processes and interpretation of them corroborate our research. In a second step, we address the philosophical theories of Bergson; psychoanalytic theories of Freud; discursive theories of Possenti and cognitive theories of Salomão, as an explanation of the construction and understanding of humor and their significance mechanisms.
Palavras-chave: Chronic
Humor
Education
Crônica
Humor
Ensino
Língua portuguesa Estudo e ensino
Crônicas brasileiras
Humorismo na educação
Letramento
Veríssimo, Luís Fernando, 1936- - Estilo literário
Análise do discurso literário
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BASTOS, Danielle Ferreira Martins. O discurso humorístico no gênero crônica e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6799
Data de defesa: 31-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Danielle Ferreira Martins Bastos_Dissertacao Biblioteca.pdf394,68 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.