Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6808
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processos cognitivos subjacentes às interpretações em Libras da música Aquarela
Título(s) alternativo(s): Cognitive processes at Libras interpretations of the Aquarela music
Autor: Ferreira, Flancieni Aline Rocha 
Primeiro orientador: Bernardo, Sandra Pereira
Primeiro membro da banca: Baalbaki, Angela Correa Ferreira
Segundo membro da banca: Pinheiro, Diogo Oliveira Ramires
Resumo: Este estudo tem o objetivo de analisar processos cognitivos na Língua Brasileira de Sinais (Libras), presentes em duas interpretações da música Aquarela. Os processos cognitivos foram investigados à luz da corporificação, da metáfora conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2002), da metonímia conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2003; EVANS; GREEN, 2006; KÖVECSES, 2010) e da iconicidade cognitiva (WILCOX, 2000; QUADROS, 2004; WILCOX, 2004). Além desses processos de construção de sentidos, analisam-se os esquemas imagéticos (EVANS; GREEN, 2006; GIBBS; COLSTON apud GEERAERTS, 2006) que lhes fundamentam. A partir dessa fundamentação, foram encontrados nas intepretações sinais categorizados icônico-metonímicos, icônico-metonímico-corporificados, de acordo com Nunes (2014), e icônicos-corporificados. Verificaram-se os esquemas imagéticos subjacentes aos sinais e classificadores. Considerando-se que esses sinais e classificadores estão presentes em interpretações de uma música, analisam-se também procedimentos e técnicas utilizados em traduções e interpretações em Libras. A partir da análise, constatou-se, entre os processos cognitivos subjacentes às interpretações da música, que as principais metáforas conceptuais subjacentes à letra de Aquarela em português mantêm-se nas interpretações em Libras. Contudo, na versão em Libras, uma nova metáfora foi postulada. Assim, buscou-se, com esta pesquisa, fornecer questionamentos sobre processos cognitivos em sinais e classificadores em interpretações na Libras
Abstract: This study aims to analyze cognitive processes in Brazilian Sign Language (Libras), present in two interpretations of Aquarela music. The cognitive processes were investigated based on embodiment, conceptual metaphor (LAKOFF; JOHNSON, 2002), the conceptual metonymy (LAKOFF; JOHNSON, 2003; EVANS; GREEN, 2006; KÖVECSES, 2010) and cognitive iconicity (Wilcox, 2000; TABLES, 2004; WILCOX, 2004). In addition to these senses construction processes, it was analyzed the image schemes (EVANS; GREEN, 2006; GIBBS; COLSTON apud GEERAERTS, 2006). From this foundation, were found signs classified as iconic-metonymic signs, iconic- metonymic-embodied signs, according to Nunes (2014), and iconic-embodied. It was studied image schemas in signs and classifiers. Considering that these signs and classifiers are present in music interpretations, it s also analyzed procedures and techniques used in Libras translations and interpretations. From the analysis, it was found among the cognitive processes at these interpretations that the main conceptual metaphors in Portuguese remain in Libras interpretations. However, in Libras, a new metaphor was postulated. Thus, this research provides questions about cognitive processes in signs and classifiers in Libras interpretations
Palavras-chave: Cognitive linguistics
Libras
Interpretations
Aquarela music
Linguística cognitiva
Libras
Interpretações
Música Aquarela
Gramática cognitiva
Língua brasileira de sinais Estudo e ensino
Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.)
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FERREIRA, Flancieni Aline Rocha. Processos cognitivos subjacentes às interpretações em Libras da música Aquarela. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6808
Data de defesa: 31-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.