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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6815
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Prática como Componente Curricular em licenciaturas de Letras: um estudo discursivo das relações entre teoria e prática
Título(s) alternativo(s): Practice as an curricular component in language education: a discursive study of the relations between practice and theory
Autor: Cordeiro, André Lima 
Primeiro orientador: Sant'anna, Vera Lucia de Albuquerque
Primeiro membro da banca: Celada, María Teresa
Segundo membro da banca: Baalbaki, Angela Correa Ferreira
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar, a partir da reforma das licenciaturas nas universidades ocorrida em 2001, a constituição do eixo disciplinar Prática como Componente Curricular (PCC) nos currículos de licenciatura de cursos de Letras, Português / Espanhol da região sudeste brasileira, focando-nos na relação entre teoria e prática. Para tal discussão, utilizamo-nos das reflexões de Deleuze (1968) a fim de problematizar as possibilidades de repetição total ou de diferenciação total; Vázquez (1977), ao trazer sua discussão de práxis que trata da indissociabilidade da teoria e da prática e Schwartz (2010), para incorporar a discussão sobre o âmbito do trabalho, em particular no que concerne a impossibilidade de antecipação completa da atividade a ser realizada por um profissional. Operamos, também, com os preceitos da Análise do Discurso de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1998, 2003) quando tratamos os enunciados como socio-historicamente situados em nossas análises. Para atingirmos nosso fim, realizamos uma contextualização documental que contou com a análise do Parecer CNE/CP 28/2001, no qual estão as determinações sobre carga horária e definição dos eixos de disciplinas da licenciatura, sendo eles: Acadêmico Científico, Prática como Componente Curricular e Estágio Supervisionado. Voltamo-nos, também, para os Projetos Políticos Pedagógicos das universidades analisadas, a fim de investigar qual o entendimento de prática construído nesses documentos. Por fim, recorremos às ementas das disciplinas obrigatórias de PCC oferecidas pelas universidades que compuseram o córpus, buscando identificar as marcas que aproximam a temática da disciplina com o trabalho que considere a prática docente, já que o eixo em questão pressupõe essa discussão. Como critérios de seleção de córpus, consideramos: contemplar uma universidade de cada estado da Região Sudeste; duas universidades que possuem disciplinas que contenham exclusivamente horas de PCC e outras duas que contenham, em uma mesmo disciplina, horas dos eixos de PCC e Acadêmico Científico. Com isso, as universidades analisadas são: UERJ, UFSCar, UFES e UFTM.
Abstract: The purpose of this paper was to research, from de graduation reform on university occurred in 2001, the constitution of the disciplinary axis called Practice as a curricular component (PCC) in the graduation curriculum of the language education - Portuguese / Spanish - courses in the southeast region of Brazil focusing on the relation between theory and practice. We based our discussion on the thoughts of Deleuze (1968) to question the possibilities of total repetition or total differentiation; Vázquez (1977), bringing his discussion about práxis that talks about the impossibility to dissociate theory and practice and Schwartz (2010, to incorporate the discussion of the field of labor, in particular what concerns the impossibility of complete anticipation of the activity to be accomplished by a professional. We operate, also, with the concepts of the Discourse Analysis (MAINGUENEAU, 1998, 2003) as we consider the enunciates as socio-historic situated during our analysis. To accomplish our goal, we did a documental contextualization that included the analysis of the legal document 28/2001, in which are the determinations about the amount of hours and the definition of the graduation discipline axis, being: Academic Scientific, Practice as an Curricular Component and Supervised Training. We looked, also, to the Politic Pedagogic Projects of the analyzed universities, in order to research the understanding of practice built in these documents. Finally, we turned to the syllabus of the obligatory disciplines of PCC offered by the chosen universities, trying to identify the marks that bring together the discipline theme and labor that considers the teacher's work, since the axis of PCC is about this discussion. As criteria to choose the university, we used: one university of each state from the southeast region; two universities with disciplines that have, exclusively, hours from the PCC and two others with disciplines of PCC and AC. Therefore, the universities are: UERJ, UFSCar, UFES e UFTM.
Palavras-chave: Teacher graduation
Practice as an Curricular Component
Syllabus
Professores - Formação
Universidades e faculdades - Currículos
Currículo - Mudança
Língua espanhola - Estudo e ensino
Análise do discurso
Licenciatura
Prática como Componente Curricular
Ementa
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CORDEIRO, André Lima. A Prática como Componente Curricular em licenciaturas de Letras: um estudo discursivo das relações entre teoria e prática. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6815
Data de defesa: 20-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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