Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6825
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O uso do computador como instrumento de leitura para aquisição do conhecimento: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | The use of computer as a mean of reading for knowledge acquisition: a case study |
Autor: | Silva, Vanessa Lacerda da |
Primeiro orientador: | Junger, Cristina de Souza Vergnano |
Primeiro membro da banca: | Vasconcellos, Zinda Maria Carvalho de |
Segundo membro da banca: | Vereza, Solange Coelho |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo verificar a importância de um trabalho de formação continuada, visando ao uso eficiente das fontes de pesquisa disponíveis na sociedade atual e suas implicações no grau de letramento dos indivíduos. Focando a utilização do computador enquanto uma ferramenta para a aprendizagem, esta investigação deseja refletir o papel das novas tecnologias na construção do conhecimento dos alunos. Como introdução, são apresentadas algumas características da sociedade da informação do século XXI, as ações políticas que tentam garantir o uso eficiente dos instrumentos de pesquisa disponíveis e o papel de escolas e professores nesse novo contexto de ensino. Em seguida, aprofundamos as reflexões a respeito das peculiaridades da leitura nos ambientes virtuais e as implicações do uso do computador nas escolas brasileiras. No capítulo metodológico, mostramos o contexto em que a pesquisa se desenvolveu, a problematização do tema, detalhamos como se caracteriza o estudo, explicamos, ainda, como se deram a coleta piloto e a definitiva. Baseando-nos nas contribuições da Linguística Aplicada, no que diz respeito à leitura, analisamos se um trabalho de formação continuada, com o objetivo de elevar o grau de letramento dos alunos, permite um uso mais eficiente do computador enquanto suporte para leitura. Como resultado, foi possível refletir sobre algumas ações necessárias para que o uso das novas tecnologias no ensino seja bem-sucedido. Tais reflexões são importantes num momento em que o letramento digital tem sido objeto de preocupação de educadores, escolas e do poder público |
Abstract: | This dissertation aims at studying the importance of continuing education work, aiming at the efficient use of research sources in the current society and its implications on the degree of literacy of individuals. Focusing on the use of the computer as a tool for learning, this research wants to reflect the role of new technologies in building the knowledge of the students. As an introduction, a number of characteristics of the information society of the twenty-first century, the political actions that attempt to ensure efficient use of research tools available and the role of schools and professors in this new context of education. Then, we deepen the reflections on the peculiarities of reading in virtual environments and the implications of computer use in the Brazilian schools. In the methodological chapter, we show the context in which the research was developed to question the theme, we detail how to characterize the study, explained, still, as it gave the pilot problematization of the subject, we detail as if it characterizes the study, we explain, still, as they had given to the collection pilot and definitive collection. Based on the contributions of Applied Linguistic, with regard to reading, to analyze a work of continuing education in order to raise the level of literacy of students, allows more efficient use of the computer while reading support. As a result, it is possible to reflect on some necessary actions for the use of the new technologies in education to be successful. These reflections are important at a time when computer literacy has been object of concern of educators, schools and of government |
Palavras-chave: | Lecture Information society Digital literacy Education Leitura Sociedade da informação Letramento digital Ensino Ensino auxiliado por computador Internet na educação Leitura Meios auxiliares Tecnologia educacional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SILVA, Vanessa Lacerda da. O uso do computador como instrumento de leitura para aquisição do conhecimento: um estudo de caso. 2009. 193 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6825 |
Data de defesa: | 25-Set-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanessa Lacerda da Silva_ dissertacao.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
ANEXO 1_7.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
ANEXO 8_12.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
ANEXO 13_18.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
ANEXO 19_24.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
ANEXO 25_26.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
ANEXO 27_29.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
ANEXO 30_35.pdf | 2,81 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.