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Tipo do documento: Dissertação
Título: Construções #SóQueNão , #SóQueSim e #SóQueNunca à luz da linguística cognitiva
Título(s) alternativo(s): Constructions #SóQueNão , #SóQueSim and #SóQueNunca in the light of Cognitive Linguistics
Autor: Gervasio, Tharlles Lopes 
Primeiro orientador: Bernardo, Sandra Pereira
Primeiro membro da banca: Almeida, Maria Lucia Leitão de
Segundo membro da banca: Velozo, Naira de Almeida
Resumo: Nesta dissertação, analisam-se as construções só que não , só que sim e só que nunca , aplicadas ao discurso como expressões indicadoras de oposição ou, em alguns casos, reiteração, acompanhadas de certa nuance de ironia. Tais construções são analisadas à luz da Gramática de Construções, de Goldberg (1995) e da Mesclagem Conceptual de Fauconnier e Turner (2002). As ocorrências foram extraídas da muito utilizada rede social Facebook, por se notar grande frequência de uso dessas construções em suas postagens, principalmente sob a forma da hashtag #sóqueX , em que o elemento X é figurado pelos advérbios não , sim ou nunca . Como se tratam de construções semelhantes sintática e semanticamente, em seu sentido básico, busca-se mostrar que as extensões de sentido veiculadoras da ironia entendida segundo Coulson (2001; 2005) são fornecidas pragmaticamente, a partir do contexto de uso dessas expressões. A ironia é um recurso linguístico muito utilizado nos mais variados textos da modalidade escrita e oral. Acrescenta se, ainda, que ao utilizar tal recurso, o escritor/falante intenta dizer ao leitor/ouvinte o contrário do que diz, contradizendo ou mesmo invectivando, de algum modo, a si próprio ou ao outro. A análise de tais construções revelou que só que não desempenha, nas porções textuais em que figura, o papel de gatilho para oposição das ideias apresentadas; ao passo que só que sim indica reiteração do pensamento expresso nos textos e só que nunca pode indicar, além de oposição, uma forte recategorização dos fatos propostos
Abstract: In this work, the constructions só que não , só que sim e só que nunca , applied to the discourse as indicative expressions of opposition or, in some cases, reiteration, accompanied by a certain nuance of irony are analyzed. Such constructions are analyzed in light of the Construction Grammar (GOLDBERG, 1995) and Conceptual Blending (FAUCONNIER; TURNER, 2002). The data were extracted from the widely used social network Facebook, by noted high frequency of use of these constructions in its posts, mainly in the form of the hashtag "#sóqueX" in which the element X is figured by the adverbs "não", "sim" or " nunca ". As they are constructions syntactically and semantically similar in their basic meaning, this research seeks to show that the extensions of meaning which carry the irony understood according to Coulson (2001; 2005) are provided pragmatically, from the context of use of these expressions. The irony is a linguistic resource widely used in a range of writing texts and especially in the oral texts. It is useful to mention that when using this resource, the writer / speaker intends to tell the reader / listener the opposite of what he says, contradicting or even inveighing, somehow, against himself or others. The analysis of these constructs revealed that "só que não" plays the role of a trigger that highlights the opposition of the ideas presented, whereas "só que sim" indicates reiteration of the thought expressed in the text and "só que nunca" may indicate, in addition to opposition, a strong re-categorization of the proposed facts
Palavras-chave: Cognitive Linguistics
Virtual Language
Conceptual Blending
Construction Grammar
Irony
Linguística Cognitiva
Linguagem Virtual
Mesclagem Conceptual
Gramática de Construções
Ironia
Linguagem
Cognição
Facebook (Rede social on-line)
Ironia na literatura
Análise do discurso
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6830
Data de defesa: 11-Jan-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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