Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6833
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A intertextualidade na leitura e na escrita como fator relevante no ensino da língua materna |
Título(s) alternativo(s): | L intertextualité dans la lecture et l'écriture pour l'enseignement de la langue maternelle |
Autor: | Madureira, Lidiane dos Santos |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Amorim, Marcelo da Silva |
Segundo membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da intertextualidade nas atividades com o texto na escola, a fim de desenvolver no aluno as habilidades de leitura e de escrita. O estudo parte do pressuposto de que o texto é a base das aulas de português, com a abordagem dos principais aspectos que levam à construção de sentido; por isso, tornou-se fundamental discutir os conceitos de texto, textualidade, gêneros textuais, intertextualidade, além das estratégias que envolvem os processos de leitura e produção. Tendo em vista que o livro didático é a principal fonte de texto e exercícios de compreensão de que dispõe o professor, selecionaram-se alguns manuais do ensino fundamental publicados recentemente para analisar como se realizam as atividades de compreensão de textos, sobretudo em relação à intertextualidade. É possível observar que nem sempre se explora este aspecto do texto de forma satisfatória; portanto, foram propostas atividades a partir de textos de diferentes gêneros que contemplem relações intertextuais. A intenção é destacar a importância da intertextualidade como estratégia de produção e leitura dos textos, incentivando também os alunos a utilizarem tal recurso |
Abstract: | L objectif de ce travail est démontrer l importance de l intertextualité dans les activités avec le texte à l école pour développer les compétences de lecture et de production textuel. Cet étude part de l idée du texte au centre des classes de portuguais, en abordant les aspects principaux pour construire le sens. De ce façon, il est devenue essentiel de discuter les concepts de texte, textualité, intertextualité, genres textuels, et des stratégies pour lire et pour écrire. Le manuel scolaire est la principal source de textes e d exercices du professeur, alors il y avait la sélection de quelques manuels pour analyser la réalisation du travail de compréhension de textes, surtout en ce qui concerne l intertextualité. C est possible observer qu il manque d explorer cet aspect du texte de manière satisfaisante. Alors, il y a d activités proposées pour tavailler l intertextualité comme une stratégie de lecture et de production de textes, en encourageant les élèves a utilizer ce ressource |
Palavras-chave: | Intertextualité Enseignement Lecture Manuel scolaire Língua portuguesa Estudo e ensino Leitura Estudo e ensino Livros didáticos - Avaliação Compreensão na leitura Intertextualidade Ensino Leitura Livro didático |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | MADUREIRA, Lidiane dos Santos. A intertextualidade na leitura e na escrita como fator relevante no ensino da língua materna. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6833 |
Data de defesa: | 13-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Lidiane dos Santos Madureira_Dissertacao.pdf | 8,21 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.