Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6835
Tipo do documento: Dissertação
Título: Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar
Título(s) alternativo(s): Selfportrait like ex-position: body and touch on the poetry of Ana Cristina Cesar
Autor: Ferreira, Diego Pereira 
Primeiro orientador: Chiara, Ana Cristina de Rezende
Primeiro membro da banca: Cardoso, Marília Rothier
Segundo membro da banca: Martins, Helena Franco
Resumo: Este trabalho se localiza na tensão teórica gerada entre a perspectiva contemporânea da noção de sujeito e as inúmeras formas de representação de si. Proponho um caminho de reflexão atravessado pela análise dos autorretratos do fotógrafo alemão Dieter Appelt e do pintor russo Kazimir Malevich, na medida em que apresentam a ideia de um corpo que recusa seu fechamento, a uma aparência única e fechada. Objeto central desta pesquisa, a obra poética de Ana Cristina Cesar será analisada, portanto, sob as perspectivas das noções de corpo e de toque enquanto sua poesia suscita a sensação de presença ou ausência como efeito, na relação entre leitor e escritor -, acompanhas pela noção de tradução presente nos ensaios críticos da escritora. Para tais comparações, me apoio nos conceitos de Semelhança propostos por Georges Didi-Huberman e Jean-Luc Nancy, passando pela noção de Presença, de Hans Ulrich Gumbrecht, e de Resto, de Jacques Lacan
Abstract: This work finds itself on the theoretical tension engendered between the contemporary perspective of notion of subject and the countless ways of representing itself. I propose a reflexion path that goes through the german photographer Dieter Appelt´s self-portraits and the russian artist Kazimir Malevich analysis, in the sense that both propone the idea of body that refuses its closure, refuse a single and closed appearance. The central objective of this research is to analyze the poetry of Ana Cristina Cesar from the perspective of notion of body, touch and translation that appears in the critical essays of the author. For such comparisons I used the ideas of semblance proposed by Georges Didi-Huberman and Jean-Luc Nancy, the notion of presence of Hans Ulrich Gumbrecht and the idea of rest of Jacques Lacan
Palavras-chave: Selfportrait
Body
Touch
Translation
Semblance
Presence
Rest
Autorretrato
Corpo
Toque
Tradução
Semelhança
Presença
Resto
César, Ana Cristina, 1952-1983- Crítica e interpretação
Sujeito (Filosofia)
Corpo humano na literatura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FERREIRA, Diego Pereira. Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6835
Data de defesa: 28-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Diego Pereira Ferreira_Dissertacao.pdf1,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.