Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6835
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar |
Título(s) alternativo(s): | Selfportrait like ex-position: body and touch on the poetry of Ana Cristina Cesar |
Autor: | Ferreira, Diego Pereira ![]() |
Primeiro orientador: | Chiara, Ana Cristina de Rezende |
Primeiro membro da banca: | Cardoso, Marília Rothier |
Segundo membro da banca: | Martins, Helena Franco |
Resumo: | Este trabalho se localiza na tensão teórica gerada entre a perspectiva contemporânea da noção de sujeito e as inúmeras formas de representação de si. Proponho um caminho de reflexão atravessado pela análise dos autorretratos do fotógrafo alemão Dieter Appelt e do pintor russo Kazimir Malevich, na medida em que apresentam a ideia de um corpo que recusa seu fechamento, a uma aparência única e fechada. Objeto central desta pesquisa, a obra poética de Ana Cristina Cesar será analisada, portanto, sob as perspectivas das noções de corpo e de toque enquanto sua poesia suscita a sensação de presença ou ausência como efeito, na relação entre leitor e escritor -, acompanhas pela noção de tradução presente nos ensaios críticos da escritora. Para tais comparações, me apoio nos conceitos de Semelhança propostos por Georges Didi-Huberman e Jean-Luc Nancy, passando pela noção de Presença, de Hans Ulrich Gumbrecht, e de Resto, de Jacques Lacan |
Abstract: | This work finds itself on the theoretical tension engendered between the contemporary perspective of notion of subject and the countless ways of representing itself. I propose a reflexion path that goes through the german photographer Dieter Appelt´s self-portraits and the russian artist Kazimir Malevich analysis, in the sense that both propone the idea of body that refuses its closure, refuse a single and closed appearance. The central objective of this research is to analyze the poetry of Ana Cristina Cesar from the perspective of notion of body, touch and translation that appears in the critical essays of the author. For such comparisons I used the ideas of semblance proposed by Georges Didi-Huberman and Jean-Luc Nancy, the notion of presence of Hans Ulrich Gumbrecht and the idea of rest of Jacques Lacan |
Palavras-chave: | Selfportrait Body Touch Translation Semblance Presence Rest Autorretrato Corpo Toque Tradução Semelhança Presença Resto César, Ana Cristina, 1952-1983- Crítica e interpretação Sujeito (Filosofia) Corpo humano na literatura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | FERREIRA, Diego Pereira. Autorretrato como ex-posição: corpo e toque na poesia de Ana Cristina Cesar. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6835 |
Data de defesa: | 28-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Diego Pereira Ferreira_Dissertacao.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.