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Tipo do documento: Dissertação
Título: Jornada legendária: o jornal escolar como ferramenta de ensino de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Legendary journey: the school newspaper as a tool for teaching the Portuguese Language
Autor: Zanardi, Juliene Kely 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Gomes, Danielle Kely
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apresentam uma proposta educacional voltada para formação integral dos cidadãos. Tendo em vista esse fim, estabelece-se como meta para o ensino de Língua Portuguesa o desenvolvimento da competência discursiva dos aprendizes, de forma a torná-los aptos a participar das diferentes práticas comunicativas que envolvem a vida em sociedade. Como sinalizam os próprios PCN, tal objetivo requer uma reformulação dos métodos tradicionais de ensino, voltados para a análise e classificação de estratos descontextualizados da língua. Nesse sentido, o documento estabelece o texto como unidade de estudo. Por sua vez, a noção de gêneros do discurso, constitutiva do texto, torna-se objeto do ensino de língua materna. Apesar de tais orientações, persistem, entre os professores da referida disciplina, muitas dúvidas quanto à aplicação prática da proposta dos PCN em sala de aula. Consequentemente, observa-se ainda a permanência de atividades tradicionais de classificação e correção gramatical. Considerando tal panorama, o objetivo da presente dissertação é oferecer alternativas práticas que viabilizem o ensino de língua portuguesa preconizado pelos PCN. Para tanto, apresentaremos as vantagens pedagógicas do jornal escolar como ferramenta de ensino, a partir de dados obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, bem como do relato de uma experiência concreta de aplicação desse recurso pedagógico. Os resultados observados apontam para a viabilidade e a produtividade de tal instrumento para o ensino de língua materna.
Abstract: The Brazilian Curriculum (called PCN) proposes an education focussed on a holistic approach to the schooling of citizens. Following such prerogative, the development of learners discursive competence has been established as a goal when it comes to the teaching of the Portuguese language, so that learners become able to participate in different communicative practices that permeate social life. According to the PCN, such an objective requires a reformulation of traditional teaching methods, which focus on the analysis and classification of decontextualised chunks of language. Considering that, the text has been established as the unit to be approached. Therefore, the notion of discursive genres, constitutive of texts, becomes the teaching object of the mother tongue. Despite such directives, there are still many doubts concerning the practical application of the propositions contained in the PCN among teachers of the aforementioned discipline. Consequently, one notices the permanence of traditional activities focussing on classification and grammatical accuracy. Considering such situation, the objective of the present dissertation is to offer practical alternatives that may increase the viability to the teaching of the Portuguese language as conceived of by the PCN. In contemplation of that, we present advantages regarding the use of the school newspaper as a tool for teaching, stemming from data collected from bibliographical research as well as from a concrete experiment applying such pedagogical resource. The results point to the viability and productivity of such a tool for the teaching of the mother tongue.
Palavras-chave: Teaching of Portuguese language
discourse genres
school newspaper
Ensino de língua portuguesa
Gêneros do discurso
Jornal escolar
Língua portuguesa Português escrito
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Jornalismo escolar Estudo e ensino
Jornais na educação
Redação Estudo e ensino
Análise do discurso
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ZANARDI, Juliene Kely. Jornada legendária: o jornal escolar como ferramenta de ensino de língua portuguesa. 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6837
Data de defesa: 30-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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