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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6843
Tipo do documento: Dissertação
Título: O labirinto da leitura: entre o autor e o leitor em O ano da morte de Ricardo Reis , de José Saramago
Título(s) alternativo(s): The reading labyrinth: between the author and the reader in The year of the death of Ricardo Reis , by José Saramago
Autor: Martins, Sara Grünhagen 
Primeiro orientador: Bruno, Mário
Primeiro membro da banca: Batalha, Maria Cristina
Segundo membro da banca: Ripoll, Leila Maria Bruck
Resumo: Este trabalho propõe uma análise do romance O ano da morte de Ricardo Reis, do es-critor português José Saramago, que constrói sua narrativa a partir de um heterônimo de Fer-nando Pessoa, de outros textos e personagens da literatura e de acontecimentos e figuras histó-ricos. Publicado em 1984, o romance parte dos dados biográficos da gênese heteronímica pes-soana, fazendo Ricardo Reis retornar a Portugal no final de 1935, logo após a morte de seu criador Fernando Pessoa. O heterônimo a princípio surge apresentando o perfil e as caracterís-ticas pelas quais é conhecido: um sujeito frio e fechado que procura se alhear ao máximo do mundo, um médico monárquico e poeta nas horas vagas, cujo estilo se destaca por sua lingua-gem erudita, pelo uso da ode e por temas e figuras recorrentes, como os deuses, a morte, o tempo e a efemeridade da vida. Ricardo Reis é, assim, o clássico representado, e como tal vai ser questionado e desconstruído ao longo do romance, que vai confrontá-lo com sua visão de que Sábio é o que se contenta com o espetáculo do mundo . Para essa análise da recriação de Ricardo Reis no livro, propomos inicialmente uma discussão sobre a autoria, na medida em que, na contramão de uma defesa do autor efetuada por Saramago em diversos momentos, o romance é também uma desmistificação do autor, em especial na confrontação com o heterô-nimo de Pessoa. Abordando os posicionamentos de Saramago a esse respeito e procurando mostrar o quanto sua visão se inscreve numa retomada moderna do autor como unidade pri-meira do texto, com consequências para a leitura, procuramos então nos voltar para a figura do leitor como ponto-chave para pensar a necessária abertura do texto, que é o que permite a leitura e a construção mesma de um romance como O ano. Desse modo, dando mais ênfase a um Saramago leitor-autor, propomos a análise do romance propriamente tendo como foco a transformação de Reis no que ela tem de releitura, como uma trama formada por outros textos e referências, primeiramente Pessoa, mas também outras obras da literatura, sobretudo Camões e Borges, e a própria história, que constitui o espetáculo com que a narrativa confronta o heterônimo-personagem. A leitura e a abertura do texto surgem, então, como ponto de partida e de chegada para pensar os múltiplos labirintos que formam o romance, da literatura à histó-ria, de Pessoa ao dramático período do entreguerras no qual Ricardo Reis é situado
Abstract: This work proposes an analysis of the novel The year of the death of Ricardo Reis, by Portuguese writer José Saramago, which builds the story from a heteronym by Fernando Pes-soa, from other texts and characters of literature and from historical events and figures. First published in 1984, the novel uses the biographical data of Pessoa s heteronyms, making Ri-cardo Reis return to Portugal at the end of 1935, shortly after the death of his creator Fernan-do Pessoa. At first, the heteronym appears with the profile and the characteristics by which he is known: a cold and stand-offish man that seeks to alienate himself from the world as much as possible, a monarchist doctor and poet in his spare time, whose style stands out for its eru-dite language, for the use of odes and for recurring themes and figures, like the gods, death, time and the transience of life. Ricardo Reis is thus a representation of the classic tradition, and as such he is challenged and deconstructed throughout the novel, which confronts him with his view that Wise is he who is satisfied with the spectacle of the world . For the analy-sis of Ricardo Reis transformation in the book, we initially propose a discussion regarding the authorship, inasmuch as, contrary to Saramago s defense of the author at various times, the novel is also a demystification of the author, especially in the confrontation with Pessoa s heteronym. Addressing Saramago s opinions on this regard and aiming to show the way by which his vision is related to a modern revival of the author as the main unit of the text, with consequences to reading, we turn then to the reader s figure as the key point to reflect on the necessary opening of the text, which is what allows the reading and the very construction of a novel such as The year. Therefore, giving more emphasis on a Saramago reader-author, we propose then the analysis of the novel, focusing on Ricardo Reis transformations in its re-reading aspects, as a narrative formed by other texts and references, primarily Pessoa, but also other literary works, especially Camões and Borges, and history itself, which constitutes the spectacle with which the heteronym-character is confronted in the narrative. The reading and the opening of the text appear thus as a point of departure and arrival in the reflection about the multiple labyrinths that form the novel, from literature to history, from Pessoa to the dra-matic interwar period in which Ricardo Reis is set
Palavras-chave: Reading
Authorship
Fernando Pessoa
José Saramago
Autoria
Saramago, José, 1922-2010 Crítica e interpretação
Saramago, José, 1922-2010. O ano da morte de Ricardo Reis
Pessoa, Fernando, 1888-1935 Crítica e interpretação
Leitura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MARTINS, Sara Grünhagen. O labirinto da leitura: entre o autor e o leitor em O ano da morte de Ricardo Reis , de José Saramago. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6843
Data de defesa: 9-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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