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Tipo do documento: Dissertação
Título: Memórias andarilhas: retratos de si e de outros
Título(s) alternativo(s): Wanderers memories: portraits of themselves and others
Autor: Araujo, Karla Magalhães de 
Primeiro orientador: Carneiro, Flávio Martins
Primeiro membro da banca: Salgueiro, Wilberth Claython Ferreira
Segundo membro da banca: Nuñez, Carlinda Fragale Pate
Resumo: As escritas de si, as autobiografias, as autoficções, ou seja, toda forma de se autodefinir, seja pictórica ou literariamente, evocam imagens-sobreviventes, colorem cotidianos acomodados, antecipam gestos, guardam distâncias, contestam escutas e olhares próprios e alheios, e assim, reafirmam o eu como presença viva perante as intempéries do mundo. Conduzidas por mecanismos diversos e complexos, as escritas de si encerram o prenúncio da singularidade como manifestação suprema do eu e, ao mesmo tempo, convocam a coletividade como alicerce fundamental para a construção de um si. É nesse contexto, e também de um espaço atual expandido pela necessidade do eu em se afirmar como presença, que este estudo se baseia. O objetivo dessa dissertação é a análise do livro de memórias de Nélida Piñon, Coração andarilho (2009), articulado aos estudos de Aby Warburg, historiador da arte alemão, e suas questões acerca do movimento e da sobrevivência das imagens e de gestos antigos, e sobre a valorização da arte do retrato pela burguesia florentina à época da Renascença, ressaltando como o indivíduo se mescla nos espaços-tempos da história, ou seja, como o real é manipulado através de imagens-sobreviventes e como estes elementos atuam na construção de uma autoimagem
Abstract: The live-writing, autobiographies, the autofictions, ie all forms of define themselves, whether pictorial or literary, evoke images-survivors, color accommodated everyday, anticipate gestures, keep distances contest tapping and own and others' eyes, and so reaffirm the "I" as a living presence before the elements of the world. Conducted by various and complex mechanisms, the writings themselves contain the harbinger of uniqueness as a supreme manifestation of "I" and at the same time, call the community as a fundamental foundation for building one themselves. In this context, and also a current space expanded by the need of "I" in itself as presence, that this study is based. The objective of this research is the analysis of the book Nelida Piñon memories, Coração andarilho (2009), linked to the studies of Aby Warburg, german art historian, and his questions about the movement and survival of images and ancient gestures, and on valuation portrait art by Florentine bourgeoisie at the time of the Renaissance, highlighting how the individual merges in spacetimes of history, that is, as the real is manipulated through images, survivors and how these elements work in building a self image
Palavras-chave: Images-survivors
Piñon, Nélida, 1938-. Crítica e interpretação
Piñon, Nélida, 1938-. Coração andarilho
Warburg, Aby, 1866-1929
Autobiografia na literatura
Autopercepção na arte
Escrita de si
Coração andarilho
Imagens-sobreviventes
Aby Warburg
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ARAUJO, Karla Magalhães de. Memórias andarilhas: retratos de si e de outros. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6845
Data de defesa: 27-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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