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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6845
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Memórias andarilhas: retratos de si e de outros |
Título(s) alternativo(s): | Wanderers memories: portraits of themselves and others |
Autor: | Araujo, Karla Magalhães de ![]() |
Primeiro orientador: | Carneiro, Flávio Martins |
Primeiro membro da banca: | Salgueiro, Wilberth Claython Ferreira |
Segundo membro da banca: | Nuñez, Carlinda Fragale Pate |
Resumo: | As escritas de si, as autobiografias, as autoficções, ou seja, toda forma de se autodefinir, seja pictórica ou literariamente, evocam imagens-sobreviventes, colorem cotidianos acomodados, antecipam gestos, guardam distâncias, contestam escutas e olhares próprios e alheios, e assim, reafirmam o eu como presença viva perante as intempéries do mundo. Conduzidas por mecanismos diversos e complexos, as escritas de si encerram o prenúncio da singularidade como manifestação suprema do eu e, ao mesmo tempo, convocam a coletividade como alicerce fundamental para a construção de um si. É nesse contexto, e também de um espaço atual expandido pela necessidade do eu em se afirmar como presença, que este estudo se baseia. O objetivo dessa dissertação é a análise do livro de memórias de Nélida Piñon, Coração andarilho (2009), articulado aos estudos de Aby Warburg, historiador da arte alemão, e suas questões acerca do movimento e da sobrevivência das imagens e de gestos antigos, e sobre a valorização da arte do retrato pela burguesia florentina à época da Renascença, ressaltando como o indivíduo se mescla nos espaços-tempos da história, ou seja, como o real é manipulado através de imagens-sobreviventes e como estes elementos atuam na construção de uma autoimagem |
Abstract: | The live-writing, autobiographies, the autofictions, ie all forms of define themselves, whether pictorial or literary, evoke images-survivors, color accommodated everyday, anticipate gestures, keep distances contest tapping and own and others' eyes, and so reaffirm the "I" as a living presence before the elements of the world. Conducted by various and complex mechanisms, the writings themselves contain the harbinger of uniqueness as a supreme manifestation of "I" and at the same time, call the community as a fundamental foundation for building one themselves. In this context, and also a current space expanded by the need of "I" in itself as presence, that this study is based. The objective of this research is the analysis of the book Nelida Piñon memories, Coração andarilho (2009), linked to the studies of Aby Warburg, german art historian, and his questions about the movement and survival of images and ancient gestures, and on valuation portrait art by Florentine bourgeoisie at the time of the Renaissance, highlighting how the individual merges in spacetimes of history, that is, as the real is manipulated through images, survivors and how these elements work in building a self image |
Palavras-chave: | Images-survivors Piñon, Nélida, 1938-. Crítica e interpretação Piñon, Nélida, 1938-. Coração andarilho Warburg, Aby, 1866-1929 Autobiografia na literatura Autopercepção na arte Escrita de si Coração andarilho Imagens-sobreviventes Aby Warburg |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | ARAUJO, Karla Magalhães de. Memórias andarilhas: retratos de si e de outros. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6845 |
Data de defesa: | 27-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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