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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6849
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Propiciamentos rumo à agentividade na leitura em língua adicional: o que cabe ao professor e à escola na preparação para os exames de admissão ao Ensino Superior |
Título(s) alternativo(s): | Agentive affordances in the teaching of reading in English as an additional language: what is the role of teachers and schools in the preparation for college entrance exams |
Autor: | Lima, Danielle Marques de |
Primeiro orientador: | Saliés, Tânia Mara Gastão |
Primeiro membro da banca: | Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes |
Segundo membro da banca: | Nóbrega, Adriana Nogueira Accioly |
Resumo: | A problemática da leitura em contextos educacionais é uma questão antiga que se mantém na atualidade. No entanto, novas configurações sociais exigem um olhar diferenciado para a busca de entendimento que gere oportunidades de aprendizagem e a coconstrução de conhecimento. A onipresença das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o novo momento dos exames de admissão ao Ensino Superior, dentre outras questões, requerem que façamos uma leitura atualizada do problema e das necessidades de multiletramentos. Nesta dissertação, investigo qualitativamente o ensino-aprendizagem de leitura em inglês como língua adicional (LAd) por meio de um estudo de caso em uma turma de 3º ano do EM, buscando maximizar a mediação entre professor e aluno, com uma pedagogia pós-método que gere propiciamentos. Pesquisando esta questão sob o viés da agentividade e da teoria dos gêneros do discurso, numa perspectiva sociocognitivista de leitura e dentro de um arcabouço interdisciplinar, encontro suporte tanto em teóricos clássicos na área de linguagem e aprendizagem, como Bakhtin e Vygotsky, quanto em textos de campos diversos, (IN)disciplinares (Moita Lopes, 2006), como a Sociolinguística, a Linguística Cognitiva e a abordagem ecológica, o que faz deste trabalho um exercício em Linguística Aplicada (LA). Meu percurso analítico e interpretativo é feito por meio de relatos narrativos do desenvolvimento de minhas ideias, dos estágios por que passei durante o processo, das vozes de alunos e professores que comigo interagiram. Para tal, lancei mão de entrevistas com professores e alunos, questionários e diário de campo. Emprego uma prosa etnográfica, com narrativas, portanto, historicamente situadas, em primeira pessoa, e autobiográficas. Dentre os entendimentos gerados, saliento a necessidade de antecipação das práticas de leitura voltadas para os exames de admissão ao ES. Fecho sugerindo mudanças curriculares no ensino-aprendizagem de leitura em inglês como LAd para o EM |
Abstract: | Reading problems in educational contexts have been in the forum of discussion for a long time; however, new social configurations require approaches that may afford learning opportunities and the co-construction of knowledge. The ubiquity of information and communication technologies (ICT) and the actual model of college entrance examinations require a new understanding of the issue in the light of multiliteracies. In this qualitative research, I examine the teaching-learning of reading in English as an additional language by case studying a High School class. My purpose is to maximize the mediation between teachers and learners, by means of Post-method practices geared toward affordances. Specifically, I drew on the existing literature on agency, genres and multiliteracies and formed an interdisciplinary framework to guide my understandings. I found support in both classical theorists in the field of language and learning, such as Bakhtin and Vygotsky, as well as in texts from other (IN)disciplinary fields (Moita Lopes, 2006), such Sociolinguistics, Cognitive Linguistics, and the ecological approach. Such interdisciplinary thrust allows me to classify this thesis as an Applied Linguistics effort. My analytical and interpretive journey has been designed by means of narratives of the development of my ideas and the stages I went through during the process, as a participant observer. I also took into account the voices of teachers and learners who interacted with me. To do such, I drew on interviews, questionnaires and field notes. Furthermore, I use an ethnographic prose, with autobiographical narratives in first person. Among other understandings, I emphasize the need to anticipate the teaching-learning of reading practices geared toward college entrance exams. I close advancing possible curriculum changes in the teaching-learning of reading in English as an additional language at the High School level |
Palavras-chave: | Reading Agency Applied Linguistics Multilitteracies Affordance Design Teaching-Learning of Additional Languages Ensino-aprendizagem de línguas adicionais Leitura Agentividade Multiletramentos Linguística aplicada Propiciamento Design Linguagem e educação Sociolinguística Psicolinguística Língua inglesa Estudo e ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | LIMA, Danielle Marques de. Propiciamentos rumo à agentividade na leitura em língua adicional: o que cabe ao professor e à escola na preparação para os exames de admissão ao Ensino Superior. 2016. 219 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6849 |
Data de defesa: | 31-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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