Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6860
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Processo sintático de subordinação substantiva nos livros didáticos: uma proposta de ensino produtivo das estruturas oracionais
Título(s) alternativo(s): The Syntactical Process of noun clauses in schoolbooks: a proposal for productive teaching clausal
Autor: Maeda, Débora Bianco Goncalves 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Matos, Lucia Helena Lopes de
Resumo: Neste trabalho, propõe-se uma revisão crítica da abordagem dos livros didáticos sobre o processo sintático de subordinação substantiva, com o objetivo principal de apontar sugestões para uma possível prática pedagógica. A motivação para esta investigação é o tradicional ensino de gramática fortemente associado a aspectos formais e à classificação de elementos linguísticos. O corpus de análise foi composto por três coleções didáticas dos anos finais do ensino fundamental. A partir do confronto entre as propostas do Manual do Professor a abordagem prática do tema, foi possível comprovar o peso da metalinguagem no ensino e a falta de coerência entre o que se preconiza na teoria e o que de fato é apresentado. Segundo pressupostos de Gramáticas Descritivas de base funcional, observaram-se aspectos semânticos codificados nessas construções sintáticas, com especial atenção ao papel discursivo das orações principais, e elaborou-se uma proposta de ensino focado nas funcionalidades destas orações, com a finalidade de tornar a prática em sala de aula mais rica e eficiente
Abstract: This dissertation aims to do a critical review of the schoolbooks approach when it is related to the syntactic process of noun clauses. The main goal is to give suggestions for a possible pedagogical practice. The motivation to this kind of investigation is the traditional way of teaching grammar, strongly associated to formal aspects and classification of linguistic elements. The analysis corpus was composed by three middle schoolbook collections. Assuming the conflict between the teacher s guide proposal and the practical subject approach, it was possible to justify the influence of metalanguage in teaching and the lack of coherence between what is foreboded in theory and what is, in fact, presented. According to some assumptions related to functional basis descriptive grammars, semantic aspects codified in these syntactic constructions were noticed, special attention was given to the discursive role of the main clauses. Finally, it is presented an approach proposal based on the functionalities of these clauses, in order to make the classroom practice richer and more efficient
Palavras-chave: Syntax teaching
Noun clauses
Main clauses
Interactionist language approach
Ensino de sintaxe
Oração subordinada substantiva
Oração principal
Abordagem interacionista da linguagem
Língua portuguesa Estudo e ensino
Língua portuguesa Sintaxe Estudo e ensino
Língua portuguesa Orações subordinadas
Linguagem e línguas Estudo e ensino
Livros didáticos - Avaliação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MAEDA, Débora Bianco Goncalves. O Processo sintático de subordinação substantiva nos livros didáticos: uma proposta de ensino produtivo das estruturas oracionais. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6860
Data de defesa: 31-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Debora Bianco Goncalves Maeda Dissertacao.pdf2,85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.