Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6865
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os nevoeiros de José Saramago: questões contemporâneas em Ensaio sobre a cegueira
Título(s) alternativo(s): José Saramago s mists: contemporary issues in Ensaio sobre a cegueira
Autor: Andrião, Roberta Nunes 
Primeiro orientador: Fontes, Maria Helena Sansão
Primeiro membro da banca: David, Sérgio Nazar
Segundo membro da banca: Faria, ângela Beatriz de Carvalho
Resumo: A obra de José Saramago é marcada pela repetição de alguns termos. Com certa frequência encontram-se alusões a nuvem, neblina, névoa e nevoeiro, elementos que surgem em momentos significativos de seus romances, o que faz com que se suponha que tais inserções não são aleatórias. Diante da frequência com que os nevoeiros se apresentam nos romances do autor, a questão que se coloca é em que medida essa presença pode ser relevante para o entendimento de sua obra. Alguns autores de outros campos do saber abordam em seus trabalhos o tema do nevoeiro. Claude Lévi-Strauss aponta pelo menos dois papéis para fenômeno: um disjuntivo e outro conjuntivo. Zygmunt Bauman traduz como um viver na neblina a condição social contemporânea, capaz de ocultar os perigos e seus medos derivados. Guilherme Wisnik nos fala de uma estética do nevoeiro ao analisar obras de arte e arquitetônicas que procuram romper com o reconhecimento imediato da forma: desorientando mais do que direcionando, confundindo mais do que esclarecendo, escondendo mais do que revelando obras com características informes, que se contrapõem ao momento atual, de excessiva nitidez. Em Ensaio sobre a cegueira (1995) Saramago aponta também para o contexto contemporâneo rompendo não só com sua nitidez, mas com a própria visão, imergindo as personagens em um imenso nevoeiro. Esta dissertação analisa como a ruptura com a visão pode paradoxalmente provocar um olhar mais apurado nos leitores para questões críticas sobre a contemporaneidade e, consequentemente, sobre o próprio ser humano.
Abstract: The work of José Saramago is punctuated by the repetition of some terms. With certain frequency, it is possible to find allusions to clouds, fog and mist. These elements often come at significant moments of his novels, which suggests that such inserts are not random. Given the frequency with which mists are present in the authors novels, the question that arises is to what extent this presence can be relevant to the understanding of his work. We come across the work of authors in other fields of knowledge, which somehow addressed the fog theme. Claude Levi-Strauss points out at least two roles for the phenomenon: one disjunctive and other connective. Zygmunt Bauman translates the contemporary social condition that chooses to hide the dangers and its derivatives fears as a form of living in the mist . Guilherme Wisnik proposes a reflection on an aesthetics of mist by analyzing works of art and architecture seeking to break with the immediate recognition of the form, disorienting more than directing, confusing rather than clarifying, hiding more than revealing. There are works of indefinable features, which oppose the contemporary moment of excessive transparency and clearness. In Ensaio sobre a cegueira (Blindness, 1995) Saramago will also point to the contemporary context breaking not only with clarity, but also with vision itself, immersing the characters in a great mist. The goal is to analyze how this rupture with the vision can paradoxically promote a more critical and closer look at the contemporary issues and hence to the human being.
Palavras-chave: Mist
Contemporaneity
Time-space
Nevoeiro
Contemporaneidade
Tempo-espaço
Saramago, José, 1922-2010 Crítica e interpretação
Saramago, José, 1922-2010. Ensaio sobre a cegueira
O contemporâneo
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ANDRIÃO, Roberta Nunes. Os nevoeiros de José Saramago: questões contemporâneas em Ensaio sobre a cegueira. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6865
Data de defesa: 31-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Roberta Nunes Andriao_Dissertacao.pdf315,29 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.