Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6868
Tipo do documento: Dissertação
Título: "Then you must teach my daughter this same lesson": an investigation of Amy Tan's The Joy Luck Club and The Kitchen God's Wife
Título(s) alternativo(s): "Then you must teach my daughter this same lesson": an investigation of Amy Tan's The Joy Luck Club and The Kitchen God's Wife
Autor: Silva, Ruan Nunes 
Primeiro orientador: Guedes, Peonia Viana
Primeiro membro da banca: Harris, Leila Assumpção
Segundo membro da banca: Oliveira, Luiz Manoel da Silva
Resumo: A presente dissertação visa investigar duas obras pós-coloniais escritas pela autora sino-americana Amy Tan, a saber The Joy Luck Club (1989) e The Kitchen God s Wife (1991). Os dois romances oferecem um lócus para que questões de identidades e de diáspora e as relações entre mães e filhas sejam abordadas e discutidas. Se The Joy Luck Club é narrado por três mães e quatro filhas, The Kitchen God s Wife possui apenas as vozes de Winnie e Pearl, respectivamente mãe e filha. A renegociação de identidade na primeira obra se dá através de uma fragmentação das experiências de mães e filhas enquanto a segunda oferece uma releitura do Bildungsroman através da história de uma personagem feminina. Uma importante questão que permeia este trabalho é a de que as personagens dos romances investigados precisam renegociar as suas identidades hifenizadas e buscam se compreender como mães e filhas dentro de uma sociedade patriarcal em que gênero, classe e etnia são apagados para privilegiar um essencialismo em relação ao indivíduo asiático, especialmente a mulher em condição diaspórica.
Abstract: The present dissertation aims at investigating two post-colonial novels written by Chinese-American author Amy Tan, namely The Joy Luck Club (1989) and The Kitchen God s Wife (1991). Both novels offer a locus in which questions of identity and diaspora and the mother-daughter relationships are approached and discussed. The Joy Luck Club is narrated by three mothers and four daughters, but The Kitchen God s Wife offers only the voices of Winnie and Pearl, mother and daughter respectively. The renegotiation of identity in the former novel takes place through the fragmentation of mothers and daughters experiences whilst the latter offers a rereading of the Bildungsroman by focusing on the story of a female character. An important question which permeates this investigation is that the female characters in both novels need to renegotiate their hyphenated identities and seek to understand themselves as mothers and daughters in a patriarchal society in which genre, class and ethnicity are erased so as to privilege an essentialism of the Asian subject, especially with regard to the diasporic woman.
Palavras-chave: Identity
Mothers and daughters
Tan, Amy Crítica e interpretação
Tan, Amy. The Joy Luck Club
Tan, Amy. The kitchen God s wife
Mãe e filhas na literatura
Identidade social na literatura
Identidade (Psicologia) na literatura
Amy Tan
Identidade
Diáspora
Mães e filhas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Ruan Nunes. "Then you must teach my daughter this same lesson": an investigation of Amy Tan's The Joy Luck Club and The Kitchen God's Wife. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6868
Data de defesa: 31-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ruan Nunes Silva_Dissertacao.pdf566,54 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.