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Tipo do documento: Dissertação
Título: A canção popular brasileira como signo híbrido: uma semiótica de interpretação de Vaca profana , de Caetano Veloso
Título(s) alternativo(s): The Brazilian popular song as hybrid sign: a proposal for a semiotic analysis of the song Vaca profana by Brazilian composer Caetano Veloso
Autor: Torres, Glaucia Maria Pereira 
Primeiro orientador: Soares, Marcus Vinicius Nogueira
Primeiro membro da banca: Navarro, Roberto José Bozzetti
Segundo membro da banca: Rocha, Fátima Cristina Dias
Resumo: Este trabalho destina-se a investigar a canção popular em perspectiva semiótica, considerando a interação entre as componentes linguística e melódica para a obtenção do efeito significativo. Para tanto, refletimos sobre as relações entre poesia e canção em perspectiva historiográfica e também sobre questões concernentes à materialidade dos meios, como as dicotomias oralidade x escrita, performance x registro. Além disso, desenvolvemos um breve retrospecto da história da canção popular brasileira, atentando para suas relações com a base entoativa da fala cotidiana e para a relevância dos movimentos da Bossa Nova e da Tropicália no contexto da música popular brasileira contemporânea, tendo em vista, mais especificamente, a atuação do compositor brasileiro Caetano Veloso. Ao final, verificamos a validade da aplicação do modelo gráfico desenvolvido por Luiz Tatit como ferramenta para a consideração conjunta de letra e melodia, ao empreendermos uma proposta de análise para a canção Vaca profana .
Abstract: This work aims to investigate Brazilian popular music from the perspective of semiotic analysis, considering the interaction between its linguistic and melodic components to achieve the significant effect. In order to do so, we researched the relationship between poetry and song s lyrics, as well as issues concerning the materiality of means, such as the dichotomies oral x writing, performance x recording. In addition, we developed a brief review of the history of Brazilian popular song, paying attention to its relations towards oral speech and the relevance of the Bossa Nova and Tropicália artistic movements in the context of contemporary Brazilian popular music. More specifically, the work of Brazilian composer Caetano Veloso was considered. The final chapter verifies the validity of a graphic model developed by Luiz Tatit as a tool for the joint study of lyrics and melody, when applied to our analysis of the song "Vaca profana", written by Veloso.
Palavras-chave: Brazilian popular music
Songs
Semiotic analysis
Música popular brasileira
Canção
Análise semiótica
Música popular Brasil - História
Semiótica
Veloso, Caetano, 1942- - Canções e música
Veloso, Caetano, 1942- - Crítica e interpretação
Música e literatura
Tropicalismo (Música)
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: TORRES, Glaucia Maria Pereira. A canção popular brasileira como signo híbrido: uma semiótica de interpretação de Vaca profana , de Caetano Veloso. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6869
Data de defesa: 30-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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