Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6876
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sites educacionais na aprendizagem de inglês: aplicação de canções on-line na sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | Educational sites for learning English: application of lyrics on-line in the classroom |
Autor: | Oliveira, Vânia Santana Carvalho ![]() |
Primeiro orientador: | Cardoso, Janaina da Silva |
Primeiro membro da banca: | Bernardo, Sandra Pereira |
Segundo membro da banca: | Sampaio, Fábio Ferrentini |
Resumo: | A presente dissertação investigou a inserção de sites educacionais como um espaço para o desenvolvimento das habilidades linguísticas em inglês. Esta pesquisa-ação tem por objetivo apresentar e discutir, a partir da percepção dos participantes (alunos e professor-pesquisador), as contribuições e as limitações do uso de sites educacionais que utilizam as letras de canção para promover a motivação e o desenvolvimento da competência linguística dos estudantes. Ademais, esse trabalho visa observar de que modo os sites podem ser usados como auxílio on-line ao ensino presencial de língua inglesa em um colégio público bilíngue. Para tal, adotou-se a concepção sociointeracional, contemplando ainda a noção de letramento digital. Esse trabalho teve como base estudos sobre educação escolar bilíngue, ensino-aprendizagem on-line e uso de música para aprendizagem de línguas. No primeiro momento, foram apresentadas considerações acerca da educação escolar bilíngue no Estado do Rio de Janeiro. Posteriormente, tratou-se dos sites educacionais e da modalidade híbrida de ensino-aprendizagem que complementa as aulas presenciais com o elemento on-line (web-enhanced learning). Finalmente, observou-se a afetividade e a motivação geradas pelo uso de canções durante as aulas de língua inglesa. No decorrer dos experimentos em sala de aula, buscou-se verificar quais os elementos que, através da utilização do site, se mostraram motivadores e adequados para o desenvolvimento do aprendizado. Assim, tentou-se apontar de que forma podem-se aplicar atividades orais e escritas presenciais com auxílio dos sites e quais são os efeitos, contribuições e limitações desta utilização para os alunos. Ao se interpretar as atividades notou-se que a prática de ensino com sites educacionais contribuiu de maneira significativa, não somente para o crescimento das habilidades linguísticas dos alunos, como também para o desenvolvimento de seu letramento digital. |
Abstract: | The present dissertation investigated the insertion of educational sites as a space for the development of English language skills. This action research aims to present and discuss, from the perception of the participants (students and teacher-researcher), the contributions and limitations of using educational websites that use song lyrics to promote motivation and the development of students' language competence. In addition, this work aims to observe how the sites can be used as on-line assistance to face-to-face English-language teaching in a bilingual public school. For this, the sociointerational conception was adopted, contemplating the notion of digital literacy. This work was based on studies on bilingual school education, online teaching-learning and the use of music for language learning. In the first moment, considerations were presented about bilingual school education in the State of Rio de Janeiro. Subsequently, the educational sites were addressed as well as the hybrid teaching-learning modality that complements the online classes with the web-enhanced learning element. Finally, we observed the affectivity and motivation generated by the use of songs during the English language classes. During the experiments in the classroom, we tried to verify which elements, through the use of the site, were shown to be motivating and adequate for the development of learning. Thus, we tried to point out how oral and written face-to-face activities can be applied with the help of sites and what are the effects, contributions and limitations of this use for students. When interpreting the activities, it was noticed that the practice of teaching with educational sites contributed in a significant way, not only for the growth of the students' linguistic abilities, but also for the development of their digital literacy. |
Palavras-chave: | Educational websites Web-enhanced learning Songs English language Bilingual school education Língua inglesa Estudo e ensino Canções em inglês Sites da Web Aprendizagem inovações tecnológicas Internet na educação Música na educação Educação bilíngüe Sites educacionais Aprendizagem reforçada pela internet Canção Língua inglesa Educação escolar bilíngue |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | OLIVEIRA, Vânia Santana Carvalho. Sites educacionais na aprendizagem de inglês: aplicação de canções on-line na sala de aula. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6876 |
Data de defesa: | 21-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Vania Santana Carvalho Oliveira_Dissertacao Completa.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.