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Tipo do documento: Dissertação
Título: Do conto à cor: uma legência com o sexo de ler de Llansol
Título(s) alternativo(s): From tale to colour: a reading with the sex of read of Llansol
Autor: Ziotto, Vanessa Marinho Igayara 
Primeiro orientador: Bruno, Mário
Primeiro membro da banca: Souza, Elton Luiz Leite de
Segundo membro da banca: Krause, Gustavo Bernardo Galvão
Resumo: Maria Gabriela Llansol escreve livros de gênero inclassificável. Seus textos nos propõem questionamentos sobre os limites da linguagem e o modo como a realidade é constituída pela interpretação dos fatos. O ensino da literatura por meio da obra de Llansol pode ser compreendido como uma experiência artística e estética. Llansol propõe uma relação que denominou legência. O legente é um sujeito ativo na prática da leitura. O texto é compreendido como um corpo que afeta outros, em especial o legente. O Sexo de Ler é o órgão pelo qual ocorre a legência. Textuantes são aqueles que se afetam por meio de seu sexo de ler. Assim, ela constrói sensações, em especial imagens, por meio de um jogo de luz que se baseia na tradicional concepção de cores. O uso das cores em Llansol deve ser considerado na sua habilidade de criar boa parte de sua atmosfera. Este efeito pode ser comparado ao efeito lenda existente nos contos de fadas em sua versão medieval. As cores que Llansol utiliza com maior recorrência são o vermelho e o verde, bem como os contrastes de tons claros e escuros. O texto de Llansol é um corpo de afetos e por isso esta dissertação utiliza-se nos capítulos ensaísticos de linguagem que pretende se aproximar à da autora. A dissertação relaciona a Teoria dos afetos, de Spinoza, com a concepção de corpo do texto. Para Llansol toda compreensão sempre será uma criação e, portanto, falar sobre o texto llansoliano nunca é falar do texto em si, pois o texto só pode ser sentido por meio de nosso sexo de ler. Assim, o texto sempre está em um processo de leitura e interpretação singular que depende do legente para adquirir significado e vida.
Abstract: Maria Gabriela Llansol writes books of an unclassifiable genre. Her texts propose questioning the limits of language and the way reality is portrayed by the interpretation of facts. The teaching of literature by means of Llansol s work may be understood as an artistic and aesthetic experience. Llansol proposes a relation which she called legência (possibilities of reading). Legente (active reader) is an active person in the practice of reading. The text is understood as a body which affects others, especially the legente. Sexo de Ler (reading sex) is the organ through which legência occurs. Textuantes (writer/reader) are those who affect each other by means of their sexo de ler. Thus, the author builds sensations, mostly images, by means of a light scheme which is based upon the traditional conception of colors. The use of colors in Llansol must be considered in her ability to create a great deal of her atmosphere. This effect may be compared to the legend effect existing in fairy tales in their medieval version. The colors which Llansol uses more recurrently are red and green, as well as contrasts of clear and dark hues. Llansol s text is a body of affects and that is the reason why this work uses, in the essay chapters, a language which intends to get closer to the author s. This dissertation relates the Theory of affects, by Spinoza, to the conception of body of the text. To Llansol, every understanding will always be a creation and, then, ta1lking about the Llansolian text is never talking about the text only, because the text can only be felt by means of our sexo de ler. Thus, the text is always in a process of reading and interpretation which is singular and that depends on the legente to acquire meaning and life.
Palavras-chave: Text interpretation
Literariness
Reading
Interpretação de texto
Literariedade
Leitura
Llansol, Maria Gabriela, 1931-2008 Crítica e interpretação
Cores na literatura
Mulheres na literatura
Contos de fadas
Literatura e filosofia
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ZIOTTO, Vanessa Marinho Igayara. Do conto à cor: uma legência com o sexo de ler de Llansol. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6890
Data de defesa: 31-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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