Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6905
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura no ensino médio : a interdisciplinaridade como orientação metodológica de um ensino produtivo
Título(s) alternativo(s): High school reading: interdisciplinarity as methodological orientation of productive teaching
Autor: Lima, Aline Cristina Cruz e 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Santos, Denise Salim
Segundo membro da banca: Novaes, Ana Maria Pires
Resumo: Neste trabalho, apresentamos algumas reflexões acerca da leitura interdisciplinar no Ensino Médio como um caminho possível para sanar as dificuldades de leitura recorrentes nessa etapa da Educação Básica, especialmente alunos do terceiro ano, visto que muitos saem da escola sem o domínio pleno dessa habilidade. Acreditamos que a interdisciplinaridade seja uma estratégia pedagógica adequada e eficiente para a construção do conhecimento na escola e também fora dela, pois a leitura e a escrita são práticas sociais muito valorizadas socialmente, habilitando o indivíduo a vivenciar de forma plena e autônoma de todas as atividades socioculturais que nos rodeiam diariamente. Por isso, apresentamos duas propostas metodológicas buscando comprovar que o ensino de leitura pode e deve ser trabalho por todos os professores, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. A fundamentação teórica que conduz esta dissertação está fundamentada em autores que discutem a leitura e a interdisciplinaridade na escola, ressaltando a importância da integração dos saberes das diferentes áreas com o intuito de ampliar a capacidade do educando no processo de construção do conhecimento, superando a fragmentação do saber e concebendo a leitura como conteúdo comum a todas as disciplinas. A necessidade da união de todos os professores, de todas as áreas se reunirem em busca de um mesmo objetivo é fundamental para a formação leitora eficiente que seja capaz de preparar o aluno para se apropriar do conhecimento historicamente construído a fim de exercer plenamente seu espaço na sociedade como cidadão
Abstract: In this dissertation, we seek to present some reflections regarding interdisciplinary reading on High School as a possible way to heal the recurring difficulties in this step of the Basic Education, especially concerning senior students, who leave school without fully controlling such skill. We believe that interdisciplinarity is an adequate and efficient pedagogical strategy to build knowledge both inside and outside school grounds, for reading and writing are two very socially valued practices when it comes to helping and enabling subjects to fully and autonomously experience all sociocultural activities surrounding them day to day. The searching of a productive via for reading classes is the main goal of this dissertation, whose proposal is to bring to light reflections on the reading teaching in High School from an interdisciplinary proposal that contributes to the practices of teachers interested in seeking to minimize or solve the problems they often face, aiming to approach as much as possible from the discursive experiences of the students. The theoretical foundation is based authors who study and defend the interdisciplinarity in school, highlighting the importance of integrating the knowledge of different areas in order to expand the capacity of the learner in the process of building knowledge, overcoming the fragmentation of such and conceiving reading as common content to all school subjects. Hence, the need to unite the teacher of all areas in search of the same goal: the efficient reading formation, capable of preparing the students to appropriate on the historically built knowledge in order to fully exercise their space in society as citizens. The methodology is exposed in propositions of reorienting the teaching practice, proving the reading teaching can and should be an assumed commitment and an effectively carried activity by all teachers, from an interdisciplinary perspective
Palavras-chave: Reading
Interdisciplinarity
Education
Leitura
Interdisciplinaridade
Ensino
Leitura Estudo e ensino
Leitura (Ensino secundário)
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: LIMA, Aline Cristina Cruz e. Leitura no ensino médio : a interdisciplinaridade como orientação metodológica de um ensino produtivo. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6905
Data de defesa: 31-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.