Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6909
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet
Título(s) alternativo(s): Eloquent readers: booktubers and the new amateur reading practices on the internet
Autor: Arantes, Juliana Leite 
Primeiro orientador: Carneiro, Flávio Martins
Primeiro membro da banca: Moriconi Júnior, Italo
Segundo membro da banca: Yunes, Eliana Lucia Madureira
Resumo: A dissertação aborda a leitura amadora feita na internet, nas primeiras décadas do século XXI, analisando especialmente o fenômeno do booktubing uma comunidade virtual de jovens leitores que produz continuamente vídeo-relatos registrando os efeitos da leitura literária sobre si. Gerando iconografia de leitura amadora no Instagram ou vídeo-relatos de experiência de leitura no Youtube, tais agentes são pensados aqui a partir do conceito proposto de leitores eloquentes, por sistematizarem na web lugares em que a leitura é tomada como amplo gesto de diversão e extroversão. Com recorte de 3 booktubers brasileiros, a dissertação inventaria as criativas práticas de leitura desses agentes, buscando refletir sobre os canais literários do Youtube como um acontecimento inédito de recepção e mediação, exemplo de desejável sintonia entre práticas de leitura e a tecnologia digital. Para situar o objeto em seu tempo, um ensaio sobre o contemporâneo digital projeta o pano de fundo no qual os chamados booktubers seriam acontecimento integrado à hipervalorização de relatos pessoais, uma dinâmica que, especialmente por meio das redes sociais, modifica e recondiciona inúmeros comportamentos cotidianos. Com o apoio de Canclini na sociologia da arte, Certeau e Augé nos estudos do cotidiano, Chartier e Yunes na história e nas práticas de leitura, nesta dissertação os leitores eloquentes são apresentados, analisados e inventariados como um movimento incontornável para a compreensão dos processos de leitura entre jovens brasileiros na internet
Abstract: This dissertation approches the amateur reading performed online in the early decades of XXI century, focusing specialy on the booktubing phenomenon (an online community of young readers that continuously produce videos that register the effects of literary reading). Generating reading iconography on Instagram or reading experience videos on Youtube, these agents are taken as eloquent readers, since they develop web places where reading activities are taken as a broad gesture of fun and extroversion. Focusing on 3 brazilian booktubers, the dissertation collects the creative reading practices of the agents, trying to reflect on Youtube literary channels as unprecedent facts for reception and mediation studies, also meaningful examples of productive interaction between reading practices and digital tecnology. As a reflection of it s time, an essay about the digital contemporary situates the booktubers among many other examples of the hyper valuation of personal experiences influencing daily behaviors (specialy in the dinamic of social networks). Supported by Canclini (art sociology), Certeau and Augé (studies of every day life), Chartier and Yunes (reading history and reading practices), eloquent readers are presented, analised and collected in this dissertation as a very relevant event for the understanding of reading processes among young readers on the internet
Palavras-chave: Eloquent readers
Reading practices on the internet
Digital contemporary
Leitores eloquentes
Booktubing
Práticas de leitura na internet
Contemporâneo digital
Leitura
Internet
Leitores Reação crítica
Youtube (Recurso eletrônico)
Comunidades virtuais
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6909
Data de defesa: 30-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Juliana Leite Arantes_dissertacao.pdf3,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.