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Tipo do documento: Dissertação
Título: O feminino capturado: uma poética do corpo em I am my own wife, de Doug Wright, e na adaptação de Dama da noite, de Caio Fernando Abreu, para o teatro
Título(s) alternativo(s): The capture of a female construction: the poetic body in I am my own wife, by Doug Wright, and in the theatrical adaptation of Caio Fernando Abreu's short story, Lady of the night
Autor: Valentim, Felipe Vieira 
Primeiro orientador: Pontes Junior, Geraldo Ramos
Primeiro membro da banca: Harris, Leila Assumpção
Segundo membro da banca: Pereira, Carmen Cinyra Gadelha
Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação está empenhada na leitura sobre as representações do corpo através da escrita cênica presente na dramaturgia I am my own wife, de Doug Wright, e na adaptação do conto Dama da noite, de Caio Fernando Abreu, para o teatro. Neste percurso, por meio de uma abordagem da construção da imagem feminina, numa perspectiva comparada, os mecanismos de interpretação e politização do corpo são analisados, do mesmo modo que o processo de construção de subjetividades também desenhado pelos corpos de papel. Nossa abordagem do corpo é feita em diálogos com as proposições de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Tania Navarro-Swain, Erving Goffman, Josette Féral, Judith Butler, entre outros. É importante ressaltar que as metáforas teatrais estão presentes em todo o trabalho e, muitas vezes, elas incidem no estreitamento da percepção realidade e ficção. Desta maneira, outra abertura nos é permitida; mas desta vez, sobre o corpo documental que também constrói a imagem feminina na cena. As formulações de Jacques Rancière, desta forma, nos levam a uma discussão sobre razão das ficções e a razão dos fatos, desfazendo alegorias em torno da ficção na contemporaneidade para colocá-la a serviço do tom documental assumido pelos corpora desta pesquisa. Firmado no caráter transitório dos processos, nossa conclusão sinaliza que o eu se refaz em retomadas da superfície corpórea após momentos em que se submete a camadas de injunções sociais
Abstract: The aim of this dissertation is to analyze the representations of the body through the scenic writing in Doug Wright's I am my own wife and in the adaptation of Caio Fernando Abreu s Lady of the night to the theater. From a comparative perspective, the approach of the construction of the feminine image not only exposes the mechanisms of interpretation and politicization of the body, but also inquires the process of subjectivity construction designed by the paper bodies. The readings of the body are made in dialogues with the propositions of Michel Foucault, Gilles Deleuze, Tania Navarro-Swain, Erving Goffman, Josette Féral, Judith Butler, among others. It is important to notice that theatrical metaphors are present throughout this work, and they are often focused on the narrowing of reality and fiction perceptions. Therefore, the idea of documentary body is instigated concerning the building of the female image in the scene. Through the formulations of Jacques Rancière, we discuss the reason of fictions and the reason of facts, undoing the allegories around contemporary fiction in order to put it at the service of the documentary tone assumed by the corpora of this research. According to the transitory character of the processes, our conclusion indicates that the self is redone in resumptions of the corporeal surface after moments in which it is submitted to the layers of social injunctions
Palavras-chave: Body
Subjectivity
Adaptation
Construction of images
Politicization of disguise
Wright, Doug, 1962-. I am my own wife
Abreu, Caio Fernando, 1948-1996 - Adaptações
Dama da noite - Adaptações
Teatro (Literatura) - História e crítica
Corpo humano na literatura
Mulheres na literatura
Subjetividade
Adaptação
Construção de imagens
Política do artifício
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: VALENTIM, Felipe Vieira. O feminino capturado: uma poética do corpo em I am my own wife, de Doug Wright, e na adaptação de Dama da noite, de Caio Fernando Abreu, para o teatro. 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6912
Data de defesa: 23-Jan-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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